Na semana em que comemora um ano desde que tomou formalmente posse como presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas juntou muitos dos que estiveram na origem da vitória de 2021 para assinalar a data numa cerimónia na zona do Príncipe Real. E o autarca não podia ter sido mais claro em relação ao seu futuro: “Aquilo de que o País precisa é ter Luís Montenegro como primeiro-ministro de Portugal”.

Há muito que se especula sobre a hipótese de Carlos Moedas entrar na corrida à liderança social-democrata caso Luís Montenegro não consiga superar as eleições europeias de 2024. Nas muitas entrevistas que deu, o presidente da Câmara de Lisboa nunca encerrou em definitivo esse capítulo e tem sido ambíguo em relação a uma futura recandidatura — dois dados que ajudavam a alimentar as teses que correm nos bastidores do partido desde o momento em que Montenegro  avançou para uma candidatura à liderança do PSD.

Ora, depois de um discurso em que fez o balanço do que foram os primeiros doze meses de mandato, onde se desdobrou em elogios aos seus vários vereadores, Carlos Moedas aproveitou a última frase da intervenção para fazer uma manifestação de fé em Luís Montenegro. A acreditar nas palavras do autarca, o antigo comissário europeu não mexerá um músculo para interromper o caminho do líder social-democrata até às próximas legislativas.

Quanto ao resto, Moedas elencou sete grandes vitórias, aproveitando para deixar uma novidade: esta quinta-feira, o executivo autárquico vai apresentar o plano de saúde para os maiores de 65 anos, uma das promessas eleitorais do social-democrata e que, ao que tudo indica, começará a sair do papel esta semana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois, o autarca lembrou a garantia de transportes públicos gratuitos para os mais novos e mais velhos; a substituição de mais de 16 mil lâmpadas por LED como forma de poupar energia; as conquistas na Habitação, onde destacou os mil fogos já em construção; a agilização dos processos de licenciamento para obras; a redução de impostos (a autarquia aumentou devolução de IRS aos munícipes para os 3%); e os avanços feitos na questão da recolha do lixo.

Neste capítulo muito particular, Moedas não poupou críticas aos socialistas. “Queremos uma Lisboa limpa. E as coisas estão a melhorar. O que é extraordinário neste PS é que aqueles nunca fizeram nada em 14 anos venham dizer que a culpa é dos que cá estão”, rematou o autarca, já depois de ter deixado uma outra garantia: “O meu compromisso com Lisboa mantém-se intacto. Essa energia é o dobro do que tinha há um ano.”

Montenegro usa exemplo de Lisboa para chegar ao país

Minutos depois de Carlos Moedas intervir, seria a vez de Luís Montenegro, convidado de honra da tarde, se juntar à festa de aniversário. Num discurso de cerca de 20 minutos, o líder social-democrata aproveitou as várias conquistas enunciadas pelo autarca para tentar provar que o PSD é capaz de fazer mais e melhor do que os socialistas.

Referindo-se  ao Orçamento do Estado apresentado por “uma personalidade bem conhecida da cidade de Lisboa” (Fernando Medina, leia-se), Montenegro tentou marcar o contraste. “Uma coisa é apresentar ideias e powerpoints. Outra coisa é concretizar. Gostava de puder dizer daqui a um ano metade da capacidade de concretização que Carlos Moedas demonstrou aqui”, disse.

Em perfeita comunhão com Moedas, Montenegro aproveitou o ano de gestão social-democrata na câmara da capital para pedir uma vitória idêntica no país. “Lisboa está em boas mãos. Tenho orgulho e honra de poder dizer que em Lisboa conseguimos mostrar aos portugueses que, se nos vierem a confiar a governação do país, nós fazemos mais e fazemos melhor.”

“Este vai ser o maior ciclo de desenvolvimento que Lisboa já conheceu desde que há poder local. Nós transformamos. Pior do que não fazer, pior do que não transformar, é deixar tudo na mesma. E para isso já temos o Governo”, despediu-se Montenegro.

Antes dos dois pesos pesados do partido, tinha sido a vez de Luís Newton, presidente da bancada municipal do PSD, fazer uma demonstração de lealdade a Carlos Moedas. Se no passado o autarca e líder do PSD/Lisboa provocou um enorme amargo de boca ao sucessor de Medina, desta vez, Newton não poupou elogios a Moedas.

“No PSD, tens [Moedas] 100% do nosso apoio. Carlos, contas com o nosso apoio para conseguires maioria absoluta nas próximas autárquicas. Luís, contas com o PSD/Lisboa para conseguir maioria absoluta nas próximas eleições legislativas, aconteçam mais cedo ou mais tarde.”

Lisboa. PSD trava na Assembleia Municipal decisão que executivo de Moedas aprovou na câmara