A maior fábrica da Tesla, em matéria de capacidade de produção, está na China. A Gigafactory Xangai nasceu para produzir 250.000 unidades por ano, de Model 3 e Model Y, para alimentar o mercado chinês e os restantes do continente asiático. Rapidamente aumentou a produção para o dobro, devido à crescente procura e perante a possibilidade de fornecer igualmente algumas das versões mais acessíveis aos clientes europeus. Mais recentemente, foi anunciado que a fábrica chinesa do construtor norte-americano iria ser aumentada para produzir 1 milhão de unidades.

Talvez por isto, uma vez que à maior produção corresponde quase sempre um custo unitário inferior, a Tesla terá sentido que havia condições para reduzir o preço dos seus modelos mais acessíveis, o 3 e o Y. A versão Long Range deste último baixou de 394.900 yuans (cerca de 54.000€) para 357.900 yuans (49.000€), o que significa uma redução próxima dos 5000€.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A redução de preço operada no Model 3 é similar, em termos de valor, sempre considerando as ajudas concedidas pelo Estado chinês aos fabricantes de veículos eléctricos. É claro que os clientes que adquiriram os modelos da Tesla antes desta redução não ficaram particularmente satisfeitos por não terem usufruído do corte no preço.

Resta saber até que ponto os Model 3 e Model Y destinados ao mercado europeu vão usufruir da mesma redução. O construtor norte-americano tem vindo a baixar os custos de alguns modelos da sua gama e a passar esse benefício aos clientes, como já aqui reportámos algumas vezes, seja pela diminuição dos custos de produção, seja porque os materiais se tornaram mais baratos, como acontece com as baterias, por exemplo.