Depois do Grande Prémio dos Estados Unidos e da vitória de Max Verstappen que deu o título de construtores à Red Bull, a Fórmula 1 mudava-se para o México e para o Autódromo Hermanos Rodríguez. A antepenúltima corrida da temporada prolongava a luta pelo segundo lugar da classificação geral, onde Leclerc leva vantagem sobre Pérez, e mantinha a busca de Hamilton pelo primeiro triunfo do ano.

Na Cidade do México, a Ferrari liderou a primeira sessão de treinos livres com Carlos Sainz, com a Mercedes a responder nas duas sessões seguintes com os tempos muito positivos de George Russell — algo a que não era alheia a mudança de asa dianteira proporcionada pela equipa para este Grande Prémio. Ainda assim, a principal história do fim de semana passou-se fora de pista, com a Red Bull e a Aston Martin a chegarem a um acordo com a FIA depois de terem ultrapassado o teto orçamental em 2021.

“A Administração do Limite de Custos reconheceu que a Red Bull agiu cooperativamente durante todo o processo de revisão e forneceu informação adicional e evidências sempre que elas foram solicitadas. Este é o primeiro ano da completa aplicação dos regulamentos financeiros e não há acusação ou evidência de que a Red Bull tenha procurado em algum momento agir de má-fé ou de formas desonesta ou fraudulenta, ou que tenha ocultado intencionalmente qualquer informação da Administração do Limite de Custos”, referiu a FIA em comunicado, revelando que a equipa terá de pagar uma multa de sete milhões de dólares no prazo de 30 dias, para além de ver reduzida em 10% a verba alocada para os testes privados no túnel de vento e na dinâmica de fluidos computacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Era neste contexto que a Fórmula 1 chegava este sábado à qualificação para o Grande Prémio do México. Lewis Hamilton fez o melhor tempo da Q1, seguido de Verstappen, Leclerc e Bottas, e Latifi, Albon, Stroll, Vettel e Schumacher foram desde logo eliminados. O britânico da Mercedes voltou a destacar-se na Q2, agora perseguido essencialmente por Sainz e Russell, e Magnussen, Gasly, Tsunoda, Zhou e Ricciardo falharam o apuramento para a derradeira sessão de qualificação.

Na Q3, Max Verstappen fez o costume e carimbou mais uma pole-position ao ser cerca de três décimas mais rápido do que George Russell, que vai sair da segunda posição no México, seguido do colega Lewis Hamilton — num resultado que não deixa de ser positivo para a Mercedes. A correr em casa, Sergio Pérez vai arrancar do quarto lugar, com Sainz, Bottas, Leclerc, Norris, Alonso e Ocon a completarem o top 10.