A confiança, a vontade e a ambição estava lá. Apesar de ter sido eliminada na ronda inicial do Grand Slam de Abu Dhabi, Telma Monteiro voltava a sentir que tinha as condições físicas e mentais para superar um período marcado pela lesão que levou à intervenção cirúrgica no joelho (que levou mesmo a que ficasse de fora do Campeonato do Mundo) e pelos problemas com a Federação de judo e voltar aos grandes resultados internacionais. Na competição seguinte, o tão desejado objetivo ficou perto de ser mesmo o melhor mas nem por isso deixou de ser positivo, com a conquista da medalha de prata no Grand Slam de Baku.

Primeiro o regresso aos tatamis, agora o regresso às medalhas: Telma Monteiro na final do Grand Slam de Baku

Apesar de ter começado melhor o combate da final, levando a que Christa Deguchi fosse sancionada com um shido, a judoca portuguesa, 11.ª do ranking mundial na categoria de -57kg, não conseguiu prosseguir com esse domínio e acabou por perder por castigos no golden score. Ainda assim, este foi o segundo pódio internacional da atleta do Benfica em 2022, depois do terceiro lugar no Grande Prémio de Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes, Telma Monteiro, que ficou isenta da primeira ronda, começou por derrotar a bósnia Andjela Samardzic (58.ª) no golden score, vencendo depois nos quartos a búlgara Ivelina Ivieva (33.ª). No acesso ao combate decisivo, onde esteve sempre por cima, a judoca do Benfica bateu a belga Mina Libeer (13.ª).

Esta sexta-feira de manhã, Catarina Costa, quinta do ranking mundial em -48kg, não conseguiu dar continuidade ao bom desempenho em Abu Dhabi há duas semanas, caindo no primeiro combate frente à eslovena Marusa Stangar (37.ª). Também Rodrigo Lopes, 37.º do mundo em -60kg, foi eliminado logo no primeiro combate contra o azeri Rovshan Aliyev, deixando Telma como única portuguesa em prova.