Os ativistas pelo clima do movimento “Fim ao Fóssil: Ocupa!”, que ocuparam escolas e faculdades nos últimos dias, vão colocar um fim à recente vaga de ocupações. “Na última semana ocupámos 2 escolas e 4 universidades com duas reivindicações claras e cuja necessidade é indiscutível: fim aos combustíveis fósseis até 2030 e fim aos fósseis no governo, a começar pela demissão imediata do ministro da economia e do mar António Costa Silva”, recordam em comunicado enviado às redações.

No mesmo documento, os ativistas descrevem as ocupações como um “sucesso” por terem fechado “pela primeira vez na história dois secundários (a António Arroio e o liceu Camões) pelo clima, depois de 4 alunas da Faculdade de Letras terem sido detidas pela polícia, a pedido da direção, por estarem a lutar pacificamente pelo futuro de todas, e depois de terem criado disrupção e parado a normalidade em mais 3 universidades de Lisboa”.

“As ocupações estudantis que começaram no dia 7 de novembro marcam uma nova etapa no movimento estudantil e no movimento por justiça climática: as estudantes estão a radicalizar-se e a escalar as suas táticas à medida que a crise climática escala também. Não vamos parar, não vamos ser silenciadas”, garante o movimento, que promete voltar “mais forte e capaz na primavera de 2023”.

De acordo com o movimento, os ativistas vão voltar a ocupar as escolas porque o governo “já provou que não está à altura de de enfrentar a maior crise das nossas vidas e que o único interesse que defende é o do lucro”.  “Assumimos a nossa responsabilidade nesta luta, sabendo que somos aquelas de quem estávamos à espera para nos salvar e que não podemos desistir porque isso significaria desistir de milhões de vidas. Vamos continuar a lutar porque não temos outra alternativa sem ser vencer a luta pelas nossas vidas.”

Revelando que o ministro da Economia, António Costa e Silva, recusou estar presente numa palestra sobre crise climática no liceu Camões, os ativistas acusam-no de “avidamente” defender “a exploração e aumento da importação de gás, sendo este um combustível tão fóssil como o petróleo”.

“Esta luta é de todas nós, não apenas das estudantes”, exorta o movimento, que convoca “uma concentração de protesto amanhã às 16h00″ no largo Camões, enquanto decorrerá o encontro entre o movimento Fim ao Fóssil e António Costa e Silva”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR