Pelo menos cinco pessoas morreram e 18 ficaram feridas após um homem armado ter entrado no Club Q, um bar gay em Colorado Springs, na cidade norte-americana do Colorado, e disparado contra aleatoriamente contra quem estava no interior.

A polícia foi chamada pelas 23h57 (5h57 em Lisboa). Ao entrarem no bar, as autoridades identificaram de imediato o suspeito, que foi detido. O atacante foi posteriormente identificado como sendo Anderson Lee Aldrich, de 22 anos, revelou a polícia numa conferência de imprensa realizada domingo à tarde, de acordo com o The New York Times.

O suspeito ficou ferido e encontra-se a receber tratamento num hospital local.

Há dois feridos em estado grave. Pelo menos duas pessoas com ferimentos ligeiros receberam entretanto alta hospitalar. A polícia de Colorado Springs disse ser possível que nem todos os feridos tenham sido alvejados, uma vez que algumas pessoas ficaram feridas enquanto tentavam fugir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O comandante dos bombeiros de Colorado Springs, Mile Smaldino, disse que responderam ao incidente 11 ambulâncias depois de o número de emergência (911) ter recebido várias chamadas, refere a CNN internacional.

Não foi adiantado o motivo do tiroteio, que aconteceu no Dia Internacional da Memória Transgénero (20 de novembro), em memória das vítimas da transfobia. A investigação está a ser acompanhada pelo FBI.

Em comunicado, o governador Jared Polis declarou que foi graças aos “bravos” clientes do bar, “que bloquearam o atirador”, que este foi detido. Numa nota publicada no Facebook, o Club Q agradeceu a reação”rápida e heroica dos clientes que subjugaram o atirador e acabaram com este ataque de ódio”. “O Clube Q está devastado por este ataque sem sentido à nossa comunidade.”

Artigo atualizado às 15h42