A Volkswagen reforçou a sua gama de SUV eléctricos no nosso país há cerca de um mês com a introdução do ID.5, a versão coupé e mais desportiva do ID.4. Apesar de partilhar plataforma e mecânicas com o ID.4, o modelo com maior espaço interior, o ID.5 usufrui de uma imagem mais dinâmica e mais “ligeira”, associada a uma desportividade superior. Paralelamente, beneficia da mais recente versão de software do Grupo, a 3.1, o que lhe dá acesso a uma série de novas soluções de ajudas à condução, mais sofisticadas, reforçando uma maior aceitação por parte do público.

O ID.5 está disponível no nosso país na versão normal, com apenas um motor e tracção traseira (RWD), e na versão ID.5 GTX, com dois motores e tracção integral, mas sempre com bateria com uma capacidade útil de 77 kWh (82 kWh brutos). A versão RWD é proposta com dois níveis de equipamento, respectivamente o Pro e o Performance, o primeiro a usufruir de 174 cv e uma força de 235 Nm, enquanto o segundo fornece 204 cv e 310 Nm.
O ID.5 GTX monta exclusivamente dois motores, que totalizam 299 cv e um binário de 460 Nm, com a possibilidade de recarregar a bateria com uma potência de até 135 kW, mais 10 kW do que com o software anterior. À estética mais dinâmica o ID.5 associa uma melhor aerodinâmica, com um Cx de 0,26, o que lhe permite anunciar autonomias de até 536 km entre recargas.

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Com 4,599 m de comprimento e 2,766 m de distância entre eixos, o ID.5 não perde para o ID.4 no espaço no habitáculo, nem na bagageira em condições normais, onde anuncia 549 litros, face aos 543 do seu “irmão” mais volumoso. Só com o rebatimento do banco posterior o ID.4 disponibiliza 1575 litros, ligeiramente melhor do que os 1563 litros do ID.5. Este tem ainda a capacidade de rebocar 1200 kg (com travões e em subidas até 8%) nas versões com um só motor, valor que sobe para 1400 kg no GTX.

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Com o sistema de voice control optimizado, o head-up display melhorado e o sistema de recarga plug & charge, o ID.5 é também o único modelo da VW a usufruir do park assist plus com função de memória e do travel assist com dados swarm, tudo cortesia do novo software 3.1 de que falamos em pormenor no artigo abaixo.

Guiámos o VW ID.5 e tem uma mão-cheia de surpresas

O ID.5 é comercializado entre nós por um valor que, em média, é superior ao praticado pelo ID.4 em cerca de 4000€, sendo a versão mais acessível, a ID.5 Pro (174 cv e RWD), proposta por 51.461€. O ID.5 Performance (204 cv e RWD), mais rápido e com um nível de equipamento superior, é transaccionado por 53.179€, enquanto o ID.5 GTX exige em troca 60.985€.

Desde que iniciou a comercialização em Portugal, o ID.5 passou a liderar a procura entre os eléctricos da marca, deixando para trás o volumoso ID.4. Uma das vantagens que os clientes atribuem a este SUV coupé tem a ver com o facto de possuir uma imagem tecnológica mais forte, sem dúvida graças às possibilidades do mais recente software. Como acontece com a generalidade dos veículos eléctricos, o sistema de incentivos praticados no nosso país leva a que sejam mais as empresas (e os profissionais liberais) que optem por este tipo de veículos, devido à possibilidade de recuperar o IVA.