A Polícia Judiciária (PJ) já fez 14 detenções no âmbito de uma operação de buscas conjunta com a Administração Tributária, que está a ser realizada esta terça-feira de manhã e que está centralizada na Procuradoria Europeia (EPPO), sendo coordenada entre vários países. Até ao momento, a Operação Admiral sinalizou mais de 600 pessoas em diferentes localizações pela prática de crimes de associação criminosa, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Num comunicado enviado entretanto à imprensa, a Delegação do Porto da PJ explica que a operação policial foi realizada para cumprir mandatos de detenção e buscas domiciliárias e não domiciliárias no âmbito da investigação.

O esquema que é alvo de cerca de 200 investigações a decorrer em simultâneo foi responsável por uma fuga ao fisco no valor de 2,2 mil milhões de euros, confirmou ao Observador a assessora da diretoria do Norte da PJ. No nosso país, a fraude fiscal corresponde a cerca de 300 milhões de euros, segundo a CNN.

Esse esquema implica, segundo o comunicado da PJ, a “constituição sucessiva de uma complexa cadeia de empresas, na sua maioria com o objeto social de venda de equipamentos informáticos online”, mas que operavam, na realidade, para acumular o valor do IVA da venda desses produtos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na conta de Twitter da Procuradoria Europeia, foi publicado um thread que indica que os valores de fuga ao fisco sob investigação se referem aos últimos 18 meses.

As 14 detenções aconteceram na sequência de cerca de 100 buscas, durante as quais foram apreendidos carros, material informático, bens de luxo, documentos relacionados com a fraude e dinheiro no valor de dois milhões de euros.

A Operação Admiral está centralizada, em Portugal, na Polícia Judiciária do Porto, mas há buscas a decorrer em 14 zonas do território nacional, incluindo a Margem Sul, Figueira da Foz, Santarém, Guimarães, Sintra, Coimbra, Gaia e Braga.

A operação policial desta terça-feira envolveu cerca de 250 elementos de vários departamentos da Polícia Judiciária e 35 elementos da Administração Tributária e contou com o magistrado judicial, o Procurador Europeu e dois Procuradores Europeus Delegados Portugueses.

Artigo atualizado às 14h41.