Acompanhe aqui o liveblog sobre o mau tempo em Portugal

A Vodafone Portugal “registou apenas alguns constrangimentos pontuais” devido ao mau tempo, “com maior incidência na zona da Grande Lisboa”, disse esta terça-feira à Lusa fonte oficial da operadora de telecomunicações.

Anteriormente, fonte oficial da Altice Portugal tinha dito à Lusa que, “apesar das condições atmosféricas muito adversas que se estão a sentir e se fizeram sentir nas últimas horas, neste momento não se verificam afetações significativas nas infraestruturas e serviços do Meo”.

Registam-se “apenas situações residuais e pontuais”, rematou a Altice Portugal.

A Lusa contactou a NOS, aguardando resposta.

A chuva intensa e persistente que caiu de madrugada causou esta terça-feira centenas de ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas nos distritos de Lisboa, Setúbal e Portalegre, onde há registo de vários desalojados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na zona de Lisboa, a intempérie causou condicionamentos de trânsito nos acessos à cidade, que levaram as autoridades a apelar às pessoas para permanecerem em casa quando possível e para restringirem ao máximo as deslocações.

No distrito de Santarém, a chuva fez aumentar os caudais do rio Tejo, levando a Comissão Distrital de Proteção Civil a acionar o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, dado o risco “muito significativo” de galgamento das margens do rio. Nesta bacia hidrográfica e na do Douro foi ativado o alerta amarelo.

Em Campo Maior, no distrito de Portalegre, a zona baixa da vila ficou alagada e várias casas foram inundadas, algumas com água até ao teto, segundo a Câmara Municipal, que prevê acionar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.