O funeral de Pelé, que morreu esta quinta-feira na sequência de um cancro no cólon, será na terça-feira, depois de um velório de 24 horas no estádio do Santos. O antigo jogador será sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica, um local escolhido pelo próprio por não parecer um cemitério e por transmitir “paz espiritual e tranquilidade”, refere o G1.

O Memorial Necrópole Ecumênica, um cemitério vertical localizado no bairro do Marapé em Santos, começou a ser construído em 1983. Desde 1991 que integra o livro de recordes do Guiness por ser o cemitério mais alto do mundo. De acordo com o site do cemitério, este conta atualmente com 14 mil espaços para enterro, distribuídos por 14 andares.

O memorial tem ainda dois salões e cinco salas mais pequenas para velórios, um crematório, o primeiro de iniciativa privada no Brasil, um mausoléu, um cinerário para urnas e um ossário. Entre os vários serviços que oferece, conta-se o velório online, que permite prestar uma homenagem “de forma remota” a um ente querido. O cemitério está indicado como local de interesse turístico pela secretaria de turismo de Santos.

[Um vídeo do Memorial Necrópole Ecumênica que mostra os diferentes serviços oferecidos pelo cemitério:]

Pelé adquiriu um lóculo, o nome que designa o espaço onde o caixão é colocado nos cemitérios verticais, em 2003, quando tinha 62 anos. O espaço escolhido fica no nono andar do Memorial Necrópole Ecumênica e tem vista para o Estádio Urbano Caldeira, uma homenagem ao pai de Pelé, João Ramos do Nascimento, mais conhecido como Dondinho, que usou a camisa número nove do Santos, onde o craque também jogou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa entrevista concedida ao jornal A Tribuna em 2003, por altura da aquisição, Pelé explicou que escolheu o Memorial Necrópole Ecumênica para ser sepultado pela “organização, limpeza e estrutura”. “É um local que transmite paz espiritual e tranquilidade, onde a pessoa não se sente deprimida. [Nem] sequer parece um cemitério”, disse, segundo o G1.

Originário de Minas Gerais, Pelé acordou com a família que seria sepultado em Santos. “Nos identificamos muito com Santos e decidimos que aqui é o local que todos vão ficar para sempre e juntos”, explicou ao mesmo jornal. “A minha avó, a minha tia Maria e o meu pai eram mineiros, mas antes de falecerem haviam dito que gostariam de permanecer em Santos, embora pudessem optar por Minas Gerais. Enfim, Santos está no meu coração.”

De acordo com o G1, estão também sepultados no cemitério vertical o irmão de Pelé, Jair Arantes do Nascimento, e a sua filha, Sandra Arantes do Nascimento.