A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou este domingo 840 ocorrências em Portugal continental, devido às condições meteorológicas adversas, com os distritos de Viana do Castelo, Porto e Leiria a ultrapassarem, cada um, as cem ocorrências.

De acordo com fonte oficial da ANEPC, em declarações à Lusa, entre as 00h00 e as 18h10 registaram-se 840 ocorrências, “efeitos da chuva intensa, que tem provocado o alagamento de diversas vias urbanas e rodovias”.

As ocorrências “que geram mais preocupação” aconteceram no distrito de Viana do Castelo.

A ANEPC não tem conhecimento de feridos, “com exceção da situação de Carcavelos”, praia no concelho de Cascais, no distrito de Lisboa, onde o telhado de uma pizzaria voou, pelas 13h45, atingindo uma pessoa que teve que ser hospitalizada com ferimentos ligeiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mau tempo. Telhado de pizzaria na praia de Carcavelos voa e provoca um ferido ligeiro

No entanto, há a registar “vários danos patrimoniais”, em parte de “veículos arrastados” pelas águas. Entre os distritos mais afetados estão Viana do Castelo, Porto e Leiria, onde se registaram 208, 193 e 104 ocorrências, respetivamente. O responsável da ANEPC referiu que na faixa litoral entre Lisboa e Viana do Castelo, a situação meteorológica “irá desanuviar nas próximas horas”, continuando a chover, “mas de forma menos intensa”.

Anteriormente, por volta das 17h00, em declarações à Rádio Observador, o comandante da Proteção Civil, Paulo Santos, tinha dado conta que Viana do Castelo regista 178 ocorrências e que era o distrito “mais afetado” pela “chuva intensa, transbordo de curso de água” e ainda “danos em infraestruturas”.

600 ocorrências registadas desde a meia-noite em todo o país devido ao mau tempo

No sábado, a Proteção Civil alertou precisamente para a possibilidade de cheias em meio urbano em especial no Norte e Centro do país, recomendando a redução de deslocações na noite de fim de ano.

Segundo o comandante nacional da ANEPC, André Fernandes, as bacias hidrográficas onde existem “maiores probabilidades de haver inundações em meio urbano assim como cheias” são as dos “rios Minho, Lima, Cavado, Ave, Douro, Vouga, Mondego e Tejo”.

Notícia atualizada às 18h50 com o aumento do número de ocorrências