Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

As autoridades ucranianas dizem já ter descoberto 25 câmaras de tortura nos territórios libertados na região de Kharkiv. O chefe da polícia regional, Volodymyr Tymoshko, revelou que estes locais eram utilizados para deter civis, que eram mantidos em condições “desumanas”.

Durante o cativeiro, os militares russos terão usado choques elétricos como uma forma de tortura, afirmou Tymoshko, citado pelo Kyiv Independent.

Este é um cenário que se têm repetido em várias regiões da Ucrânia, depois dos territórios serem recuperados pelas tropas de Kiev. Na cidade de Kherson, os investigadores dizem ter, inclusivamente, descoberto uma “cela infantil” onde eram mantidas crianças.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ucrânia alega ter descoberto “câmara de tortura” de crianças em Kherson

Além dos casos de tortura, as autoridades também têm divulgado o balanço de civis mortos e feridos durante os meses de ocupação. Tymoshko indicou que desde o dia 7 de setembro os investigadores descobriram em Kharkiv 920 cadáveres, incluindo de 25 crianças. Até agora foi possível identificar 656 das vítimas.

No total, desde que as tropas russas invadiram o território ucraniano a 24 de fevereiro, pelo menos 9.617 edifícios foram danificados ou destruídos pelos bombardeamentos russos só em Kharkiv. Até esta segunda-feira, os militares ucranianos libertaram 340 localidades na região.