Pelé já está na Vila Belmiro, o mítico estádio do Santos onde milhares de pessoas vão despedir-se do antigo jogador brasileiro pela última vez. A urna chegou ao recinto durante a madrugada, tendo saído do Hospital Albert Einstein por volta das 5h em Portugal, e o velório começa às 13h, também hora portuguesa, com as portas a serem abertas à multidão que já se acumula nas imediações do estádio.

De acordo com a Folha de S. Paulo, Pelé foi escoltado por quatro batedores de mota até certo ponto do percurso, sendo depois acompanhado por carros da Polícia Civil, Militar e Rodoviária, assim como pela Tropa de Choque, nos últimos quilómetros. Ao todo, foram quase duas horas e 90 quilómetros de viagem entre o hospital e a Vila Belmiro: no último quarteirão antes do estádio, alguns grupos organizados de adeptos do Santos soltaram fogo de artifício em homenagem ao antigo jogador, com cerca de 50 pessoas a acompanharem a pé o carro fúnebre até ao recinto.

O velório de Pelé começa oficialmente às 13h de Portugal e vai durar 24 horas, até às 13h desta terça-feira. Aí, a urna será levada em cortejo pelas ruas de Santos até ao cemitério Memorial Necrópole Ecumênica, onde o brasileiro será sepultado numa cerimónia reservada aos familiares mais próximos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pelé morreu na passada quinta-feira, dia 29 de dezembro, aos 82 anos. O antigo jogador, três vezes campeão do mundo com o Brasil, estava internado há vários dias e lutava há muito tempo com um cancro no cólon. A morte de Pelé motivou despedidas emotivas um pouco por todo o mundo, com figuras de praticamente todos os setores da sociedade a reagirem ao desaparecimento do brasileiro.

“Rei do futebol”, “eterno”, o brasileiro que “mudou tudo”: as reações à morte de Pelé