Este artigo é da responsabilidade da Compal

Quando aparecem, os verdadeiros fãs não perdem tempo. Não há nada como passear pela rua fria com um cartucho de castanhas quentes para aquecer as mãos e o estômago. Em casa, muitos terminam a sua refeição com meia dúzia de castanhas cozidas, bem temperadas com erva-doce. Mas a verdade é que a castanha é um fruto tão fascinante e versátil que pode entrar em várias receitas. Em colaboração com a Compal, a fotógrafa e foodstylist Ana Matos criou uma receita de sopa de castanhas e cogumelos. Aqui, a estrela do magusto junta-se aos cogumelos.

Os cogumelos têm duas grandes vantagens para esta sopa: um valor calórico e de gordura muito baixos e muita praticidade no momento de cozinhar. Os cogumelos laminados Compal da Horta são ideais para que, mesmo num dia de semana atarefado, consiga fazer um prato rápido e nutritivo, outonal e reconfortante, delicioso e surpreendente.

Cogumelos: benefícios

Embora sejam muitas vezes tratados como vegetais, os cogumelos pertencem à categoria dos fungos e como alimento têm sido usados desde civilizações antigas como a egípcia, Grécia Antiga ou América Central pré-colombiana. E ainda bem, porque são uma boa fonte de potássio, um mineral que intervém na regulação da pressão arterial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também tendo em conta os chamados micronutrientes, os cogumelos não são de descartar. Têm bons níveis de vitamina B como a riboflavina (vitamina B2), niacina (vitamina B3) e ácido pantoténico (vitamina B5). Curiosamente, os cogumelos selvagens são uma das poucas fontes de vitamina D fora do reino animal.

Benefícios das Castanhas: um fruto camuflado

Tal como o cogumelo é um fungo muitas vezes confundido com um vegetal, a castanha é um fruto muitas vezes tomado como tubérculo. Há uma razão lógica para isto: nutricionalmente, a castanha assemelha-se muito ao grupo dos cereais e tubérculos da roda dos alimentos. Também, culturalmente, é visto como um substituto da batata ou do arroz.

Um dos motivos é o seu elevado teor de amido, um fator que a aproxima da batata e que torna os seus purés e sopas bem cremosos. A sua riqueza em hidratos de carbono torna a castanha uma ótima fonte de energia sem glúten – ideal para a sensação de saciedade e controlo do apetite.

Castanha: calorias

Este fruto tão particular e típico da festa popular do magusto tem ainda uma característica curiosa: o seu valor nutricional pode mudar bastante consoante o seu método de confeção. Por exemplo, 100 gramas de castanha pilada têm cerca de 341 kcal, enquanto a mesma quantidade de castanha assada tem cerca de 222 kcal e de castanha cozida cerca de 175 kcal. A composição nutricional destas varia entre si, dado que a quantidade de água presente muda consoante o método de confeção utilizado, sendo maior na castanha cozida.
A junção destes dois ingredientes é muito interessante no outono, não só pelos sabores – neste prato, perfumados com um pouco de tomilho – mas também do ponto de vista nutricional. Seja poupado no azeite e no sal e delicie-se com esta receita! Bom apetite.

Creme de Castanhas e Cogumelos

(4 doses)

Ingredientes:

400 gramas de castanhas
300 gramas de cogumelos Compal
1 alho francês
1 cebola pequena ou 1/2 cebola grande
2 dentes de alho
Água q.b.
2 c. de sopa de azeite
Pimenta q.b.
½ c. de café de sal
Tomilho q.b.
Croutons q.b.
Sementes tostadas de abóbora, girassol e sésamo pretas q.b.

Preparação:

  1. Num tacho, colocar o alho francês cortado em rodelas finas, a cebola picada, os dentes de alho picados e as castanhas. Juntar algumas folhas de tomilho e um pouco de água para cobrir as castanhas. Temperar com sal e pimenta e deixe cozinhar por 10 minutos;
  2. Acrescentar os cogumelos e a água se necessário. Deixar cozinhar por mais 8 a 10 minutos;
  3. Retirar do lume e regar com cerca de 2 colheres de azeite e triturar tudo até obter um creme suave;

Fontes:
APN
Nutrimento: vantagens nutricionais da castanha
Nutrimento: cogumelos super alimentos de outono

Saiba mais em Compal.pt