Há duas maneiras de enfrentar a adversidade ou neste caso a comparação de realidades entre dois clubes que lutam pelos mesmos objetivos. Uma, a perspetiva da desculpabilização; outra, a análise fria e crua ao que existe sem pensar no que poderia existir. Foi assim que, mais uma vez, Rúben Amorim abordou o leque de opções que tem ao dispor no Sporting, olhando também para aquilo que podia fazer no dérbi a partir do banco. E foi assim também que o técnico fez quase uma “jura de amor” a mais um jovem da formação a ser lançado na equipa principal, Youssef Chermiti, a quem deixou uma promessa logo no dia de estreia.

Ugarte, Rafa e o sacrifício dos não sacrificados (a crónica do Benfica-Sporting)

“Olhando para o Chermiti… Estamos a discutir um novo contrato com ele. Se assinar um novo contrato, não vamos buscar mais nenhum avançado. Ele, o Rodrigo e o Paulinho são os meus avançados. Fica a minha palavra de honra, se ele assinar um novo contrato não vou buscar mais nenhum avançado centro”, assegurou o treinador dos leões a propósito do avançado de 18 anos que jogou pela equipa principal na Luz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Filho de um antigo jogador de basquetebol tunisino hoje treinador (e com duas irmãs mais velhas que seguiram também a modalidade do pai), o internacional Sub-19 nascido na ilha açoriana de Santa Maria até começou a carreira desportiva no futsal ao serviço do Marienses antes de passar depois para o futebol, entre a Academia Pauleta e o São Pedro já em Ponta Delgada. Foi aí também que despertou a atenção dos responsáveis leoninos, que não tiveram dúvidas em apostar no jovem de 12 anos para uma mudança radical de vida onde rumou a Alcochete para ficar em regime de internato na Academia do Sporting.

Desde que chegou ao clube, o avançado alinhou quase sempre em escalões acima da sua idade, sagrando-se campeão nacional de iniciados em 2019 naquela que foi a temporada de explosão não só pelos golos que foi marcando (22 em 29 jogos da prova) mas também pela qualidade técnica que tinha e que aliava a um físico acima do normal para a idade. Depois de um ano nos juvenis A apesar de ser de primeiro ano, Chermiti subiu para os Sub-23 logo em 2021, passando depois para a equipa B e os Sub-23 na última época apesar de estar ainda no primeiro ano de júnior. O jogador de 18 anos fez agora na Luz a estreia em 2022/23.

Apesar do lançamento de mais um jovem jogador, à semelhança do que já tinha acontecido na presente temporada com outros elementos como Mateus Fernandes, essa acabou por ser uma das poucas boas notícias dos leões após o empate no dérbi frente ao Benfica: apesar de ter sido a primeira equipa da Liga a tirar pontos aos encarnados na Luz, o Sporting tornou-se a terceira formação com mais golos fora sofridos no Campeonato apenas atrás de Marítimo e P. Ferreira e leva já 19 pontos perdidos antes do final da primeira volta, mais do que os pontos que perdeu em toda a época de 2020/21 e 2021/22 (17).