“Aos sete anos tentei fazer a vontade ao Igor e ao meu pai e lá fui eu para o judo. Não, não era para mim, pensei. Uma semana foi o suficiente para perceber isso. Não me considero uma pessoa particularmente habilidosa ou apta para os desportos, por isso continuei nos meus passatempos de criança. Aos nove dei(-lhes/me) uma segunda hipótese. 14 anos se passaram e aqui estamos… Não foi uma história de amor à primeira vista. Tão pouco é um romance de filme. É um relacionamento com altos e baixos, que envolve choro, tristeza, blocos operatórios, desilusões… Mas o judo é o amor da minha vida”.

Patrícia Sampaio é campeã europeia de Sub-23 nos -78kg do judo

Num texto publicado na Judo Magazine do último mês, Patrícia Sampaio, de 23 anos, descrevia os passos iniciais na modalidade e a importância do desporto na sua vida. “O judo tornou-me uma pessoa ambiciosa, insatisfeita e sempre à procura de melhor. Permitiu-me visitar incontáveis países de todos os continentes (ah, que saudades do meu querido Japão). Permite-me sentir o orgulho que a minha família tem em mim, que eu tenho em mim. Apresentou-me algumas das pessoas mais especiais da minha vida”, descrevia a atleta tomarense, que está a tirar a licenciatura de Ciências de Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas “sempre que o tempo permite e o cansaço não vence”, como destaca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No último ano, e além de ter sido campeã nacional, Patrícia ganhou a medalha de bronze no Grand Slam de Telavive e ficou depois na quinta posição nos Europeus realizados em Sófia. Foi bom, podia ter sido melhor. E podia ter sido porque, mais uma vez, os problemas físicos voltaram a ser um adversário para a atleta, que apesar de ter apenas 23 anos já se debateu com várias lesões que a afastaram das provas internacionais por alguns meses. Agora, sendo um ano chave na qualificação olímpica, a judoca que esteve em Tóquio tinha como principal objetivo poder livrar-se dessa questão e poder ir somando os pontos para marcar presença também em Paris-2024. E o início do Circuito Mundial dificilmente poderia ter sido melhor.

Lesão no ombro elimina Patrícia Sampaio nas meias-finais dos Europeus de judo

A campeã europeia de juniores e de Sub-23, que foi também três vezes medalha de bronze em Mundiais de juniores e que ocupa nesta fase o 26.º posto do ranking mundial de -78kg, conseguiu regressar a uma final internacional no Grande Prémio de Portugal, derrotando nesse percurso esta manhã/início da tarde em Almada a espanhola Lucia Pérez Gómez (97.ª), a croata Petrunjela Pavic (63.ª) e a sul-coreana Hyunji Yoon (19.ª) na fase preliminar antes de bater a também sul-coreana Jeongyun Lee (17.ª) nas meias. Seguia-se a decisão pela medalha de ouro, com Patrícia Sampaio a ter pela frente a ucraniana Yelyzaveta Lytvynenko (20.ª) e a alcançar aquela que foi a sua maior vitória da carreira, a primeira no Circuito Mundial.

Entre os outros portugueses do dia, e além da medalha de prata de Rochele Nunes, nota para a participação do regressado Célio Dias em -100kg, ganhando os primeiros combates com o britânico Harry Lovell-Hewitt e o usbeque Shermukhammad Jandreev antes de perder com o sérvio Bojan Dosen. Carolina Paiva, Beatriz Paiva (-78kg), Ricardo Serrão (-90kg), Diogo Brites, Ailton Cardoso, Guilherme Silva (-100kg) e Vasco Rompão (+100kg), os outros portugueses em ação no último dia, perderam no primeiro combate. Este sábado, Bárbara Timo tinha conseguido a outra medalha de ouro nacional neste Grande Prémio em -63kg.

Uma segunda vida que recomeça com um segundo lugar: Rochele Nunes de prata no Grande Prémio de Portugal