Isabel dos Santos estará a residir em permanência no Dubai para fugir a um mandado de captura internacional pela Interpol, avançou a SIC Notícias. A conclusão é de um trabalho do grupo de jornalismo de investigação internacional Bellingcat, que indica que a filha do antigo Presidente de Angola, de 49 anos, não viaja desde o dia 18 de novembro — altura em que a polícia internacional emitiu o alerta vermelho para a sua detenção.

Como parte da investigação, a organização recorreu a várias técnicas forenses, como a geolocalização de fotografias e vídeos, e comparações com imagens disponíveis na Internet. Isabel dos Santos estará a viver no emirado árabe, onde detém um apartamento de luxo num condomínio construído numa ilha artificial.

Isabel dos Santos é procurada por suspeitas de ter praticado vários crimes, quer em Angola quer em Portugal, alguns alegadamente revelados pelo Luanda Leaks em 2019, uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas baseada em mais de 700 mil documentos.

Luanda Leaks. As várias frentes do cerco a Isabel dos Santos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A filha mais velha de José Eduardo dos Santos tem mantido a sua inocência ao longo dos anos e recusado quaisquer acusações de que a sua fortuna tem origem fraudulenta.

Em entrevistas recentes, Isabel dos Santos recusou-se a revelar o seu paradeiro. Na altura da emissão do mandado internacional, em entrevista à televisão alemã DW, disse apenas estar “em casa”, e recusou a ideia de estar escondida.

Não me estou a esconder. Estou nas redes sociais todos os dias. O meu paradeiro e local de residência são conhecidos”.

Foi precisamente nas redes sociais que a Bellingcat baseou a sua investigação. Isabel dos Santos mantém presença ativa em várias redes sociais como o Instagram, Twitter e TikTok onde, regularmente, publica vídeos e fotografias que ilustram o estilo de vida luxuoso que, aparentemente, mantém

@isabel_dos.santos

#TikTok

♬ Pagodão do Birimbola (Tchubirabirom) – Os Quebradeiras & Machadez & Mousik

Pegando nas imagens divulgadas pela própria, a Bellingcat cruzou as referências fotográficas com outras imagens disponíveis na internet, e conseguiu apurar a localização da empresária (o vídeo acima, por exemplo, foi gravado na piscina do Bulgari Yacht Club, no Dubai). Por ocasião do Mundial do Qatar

Noutros casos, o processo de localização foi mais simples: a 27 de dezembro, por exemplo, Isabel dos Santos foi identificada numa publicação de uma amiga no restaurante do chef Nusret Gökçe — mais conhecido por “Salt Bae” — no emirado.

A organização traçou a geolocalização da empresária de forma sistemática desde o dia 23 de novembro de 2022, com exceção de um período de quatro dias em que a angolana não fez qualquer publicação.

A investigação fez ainda notar que algumas das publicações da empresária podem não ser atuais. A título de exemplo, dá conta de um vídeo, publicado no TikTok a 7 de dezembro, onde esta aparenta estar na região italiana da Sardenha:

@isabel_dos.santos

#parati

♬ Calm Down – Rema

A Bellincat fez notar que as imagens são semelhantes às de um outro vídeo, entretanto apagado, que a empresária partilhou do mesmo local em setembro. Tal faria sentido, já que as temperaturas registadas no mês de setembro “atingiram uma média máxima de 27ºC”, ao passo que em dezembro se ficaram pelos 15.4ºC — muito longe do clima solarengo retratado.

A única viagem de Isabel dos Santos que a investigação conseguiu confirmar aconteceu a 13 de dezembro. Nesse dia, a empresária partilhou uma imagem das bancadas do Lusail Stadium, no Qatar, onde terá assistido ao jogo da meia-final do Mundal de 2022 entre Argentina e Croácia. A confirmar-se a deslocação, signficaria que as autoridades qataris ignoraram o alerta vermelho da Interpol.

Contacatadas pela investigação, a Procuradoria Geral de Angola confirmou estar em contacto com a Interpol e com o governo dos Emirados Árabes Unidos.

Isabel dos Santos em entrevista à CNN: “O único sítio onde não estou a salvo é em Angola”