O Presidente da República alertou nesta sexta-feira que só com uma “comunicação social forte” se pode garantir uma “democracia forte”, ao comentar o anúncio de greve na TVI e a fase “muito difícil” que o jornalismo está a atravessar.

“Ando há anos a dizer que a comunicação social está a atravessar uma fase social e económica muito difícil, de grande precariedade, e para uma democracia forte, é preciso uma comunicação social forte. Se a comunicação social não é forte, a democracia não é forte”, frisou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado respondia às questões dos jornalistas sobre a greve dos trabalhadores da TVI anunciada para 08 de março, à margem da 44.ª edição da Feira do Queijo de Celorico da Beira.

Os trabalhadores da TVI aprovaram na quarta-feira, em plenário, um pré-aviso de greve, de 24 horas, para 08 de março, reclamando uma atualização salarial mínima de 8%, segundo a respetiva Comissão de Trabalhadores. A Comissão de Trabalhadores (CT) garantiu que só recuará caso o caderno reivindicativo seja aprovado a 100%.

Segundo Rolando Santos, da CT da TVI, “8% é o mínimo aceitável, porque cobre a taxa de inflação”. “O historial da empresa é muito mau, com muitos anos sem qualquer tipo de aumento” que conduziu a uma “degradação salarial muito acentuada”, declarou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR