Dezenas de utentes concentraram-se esta sexta-feira em frente ao Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), no distrito de Setúbal, para exigir mais condições para os profissionais de saúde e para a unidade e contestar o encerramento de valências.

O protesto foi convocado pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro, mas contou também com a presença de outras comissões do Arco Ribeirinho (Montijo, Baixa da Banheira e Alhos Vedros) assim como da Associação de Mulheres com Patologia Mamária, do Movimento Democrático de Mulheres, da União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN.

João Veiga, da comissão de utentes do Montijo, disse que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser alvo de um ataque quando na verdade foi este serviço que respondeu sempre em tempo de crise.

O responsável acusou o Governo socialista de ser “o coveiro do SNS” ao desinvestir num serviço do qual se auto-intitula de pai.

A iniciativa desta sexta-feira, que contou também com a presença da deputada do Partido Comunista Português, Paula Santos, e dos vereadores da CDU na autarquia do Barreiro, foi marcada depois de terem vindo a público alterações ao nível da urgência de pediatria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Nas últimas décadas assistimos ao encerramento de serviços do nosso hospital, sem critério que justifique privar as populações da garantia de acesso próximo a direitos tão fundamentais para as suas vidas, quando aumentam os atendimentos em todas as valências”, explicava a comissão de utentes no comunicado de imprensa onde anunciava a vigília, adiantando que é neste contexto “de feroz ataque ao Serviço Nacional de Saúde” que decidiram realizar o protesto.

Em 24 de fevereiro, o presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) disse à agência Lusa ter tido conhecimento de que a urgência pediátrica noturna do CHBM iria encerrar a partir do dia 1 de março.

Mas, em 1 de março, o Conselho de Administração esclareceu que o Serviço de Urgência Pediátrica estava a funcionar sem constrangimentos.

Em comunicado, o Conselho de Administração do CHBM explicou que a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) está a trabalhar num modelo de reorganização das urgências pediátricas na região de Lisboa e, até que esse modelo seja decidido, a Urgência Pediátrica do CHBM manterá o seu regular funcionamento.

Paula Santos, deputada à Assembleia da República pelo PCP e eleita pelo círculo eleitoral de Setúbal considerou que o SNS está confrontado com um conjunto de dificuldades que resultam do desinvestimento.

A deputada defendeu que a solução passa por maior investimento e reforço do número de profissionais, nas suas carreiras, remunerações e condições de trabalho que permitam prestar cuidados com qualidade.

“A solução não passa por encerrar porque o encerramento de serviços penaliza a população”, disse adiantando que quem sai beneficiado de um encerramento são os grupos privados de saúde.

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo foi criado em 1 de novembro de 2009 e integra o Hospital de Nossa Senhora do Rosário e o Hospital do Montijo prestando assistência às populações dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.