A Procuradoria Europeia anunciou que está a fazer buscas esta quinta-feira no município de Reguengos de Monsaraz, por suspeitas de fraude com fundos europeus no valor de 880 mil euros.

Em comunicado, é explicado que as buscas decorrem no âmbito de um inquérito conduzido pelo gabinete da Procuradoria Europeia em Lisboa, estão a ser feitas pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária. As buscas incluem a sede de uma sociedade e um domicílio.

Em causa estão subvenções do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia (FEDER) atribuídas ao evento “Water Life Aid” (posteriormente designado por “Water – World Forum For Life”). O evento foi organizado pela autarquia alentejana em junho de 2021, com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental.

“A contratação para a organização do evento – para o qual a câmara, a entidade promotora, recebeu 880. 621 euros foi feita por ajuste direto com uma empresa privada.

De acordo com a investigação, os factos “são passíveis de enquadrar a prática de crimes de fraude na obtenção de subsídio, corrupção ativa e passiva e, ainda, participação económica em negócio.” O comunicado especifica que a investigação vai prosseguir no sentido de apurar a natureza e a dimensão da fraude.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR