Tem sido uma semana de polémicas no canal estatal britânico. Gary Lineker, ex-futebolista e comentador desportivo, foi afastado do programa desportivo Match of the Day da BBC por uma suposta quebra de imparcialidade.

Em causa estão uma série de publicações que o comentador fez no início desta semana na rede social Twitter, reagindo a um vídeo alusivo à lei da imigração proposta pelo governo conservador de Sunak. Lineker acusou os Tory de usarem uma linguagem idêntica à “utilizada pela Alemanha nos anos 30”.

Os comentários geraram uma onda de contestação por parte da Direita britânica, que terá pressionado a estação televisiva. Um porta-voz da BBC disse que Lineker só regressaria ao programa depois de fechado um acordo sobre a sua futura utilização das redes sociais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com dois anos por cumprir no seu contrato como apresentador do “Match of the Day”, se não se chegar a um consenso, Lineker, que mantém outros interesses empresariais fora da estação televisiva, poderá mesmo ser afastado da BBC, indica o inglês The Guardian.

“A BBC tem tido extensas discussões com Gary e com a sua equipa nos últimos dias. Dissemos que consideramos a sua recente atividade nas redes sociais uma violação das nossas diretrizes”, informou um porta-voz da BBC. “A BBC decidiu que ele vai deixar de apresentar o Match of The day até que cheguemos a uma posição clara e acordada sobre o uso que ele faz das redes sociais”.

O canal teceu elogios ao apresentador desportivo, mas manteve a sua posição: Lineker deve evitar envolver-se em questões políticas. “Quando se trata de liderar a nossa cobertura de futebol e desportos, Gary é inigualável. Nunca dissemos que ele não possa ter uma opinião sobre questões que para ele são importantes, mas dissemos que ele deveria evitar tomar partido em questões partidárias ou controvérsias políticas.”

Como resultado da suspensão, Ian Wright, ex-avançado inglês, decidiu mostrar-se solidário com Lineker, anunciando que não vai marcar presença no programa Match of the Day de sábado: “Toda a gente sabe o que significa o ‘Match of the Day’ para mim, mas disse à BBC que não irei fazê-lo amanhã. Solidariedade”, escreveu no Twitter. Também Alan Shearer anunciou que não vai marcar presença no programa. A BBC está, neste momento, sem comentadores para aquele que é um dos seus programas mais populares, pelo que a emissão vai mesmo avançar apenas com os resumos dos encontros sem qualquer comentário.

“Noto que os mesmos gritos por imparcialidade estiveram totalmente ausentes quando o presidente da BBC falhou em declarar os aspetos da sua amizade próxima com o então primeiro-ministro”, criticou Lucy Powell. A ministra-sombra da Cultura referia-se, neste comentário, a Richard Sharp, antigo doador dos Tory, envolvido, como intermediário, num caso de concessão de um empréstimo avultado a Boris Johnson, então primeiro-ministro. Nesta altura, Sharp era candidato à presidência da BBC. Em fevereiro, um relatório da comissão parlamentar de Digital, Cultura, Media e Desporto da Câmara dos Comuns do Reino Unido divulgou o relatório com o caso, tecendo duras críticas em relação à atuação de Sharp.

Em 2020, foram introduzidos novos regulamentos na BBC que com vista a restringir a partilha de opiniões públicas, em resposta a alegadas ameaças de financiamento por parte dos Tory. A nova regra foi especialmente restritiva com equipa de notícias da BBC — sendo mais ligeira com as restantes.

Lineker, no entanto, não faz parte da equipa da BBC, o que, na prática, significaria que não estaria abrangido pela regra. Ainda assim, segundo o The Guardian, o comentador tem uma cláusula especifica no contrato que prevê diretrizes especificas de imparcialidade, considerando o seu alto perfil. Aqueles que estão abrangidos pela cláusula devem “evitar tomar partido em questões partidárias ou controvérsias políticas”, assim como “ter cuidado ao abordar questões de políticas públicas”.