O Festival Curtas de Vila do Conde vai acolher em julho dois cine-concertos, com a banda alemã Bohren and the Club of Gore, a artista belga Miaux e filmes de Philippe Garrel e Herk Harvey.

As primeiras escolhas para a 31.ª edição do Curtas Vila do Conde, esta quinta-feira anunciadas, apontam para duas sessões com música ao vivo, no Teatro Municipal de Vila do Conde, no distrito do Porto, no programa “Stereo”.

Uma das propostas é a exibição do filme “Le Révélateur” (1968), de Philippe Garrel, com atuação dos alemães Bohren and the Club of Gore, cuja música “é especialmente cinematográfica” e com “alma experimentalista”.

O grupo, formado no início dos anos 1990, revisita um “clássico do cinema experimental europeu”, do realizador francês Philippe Garrel, filmado “alguns dias após a revolta estudantil de maio de 68 na Alemanha e nas proximidades de vários campos de concentração”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Banhado por um simbolismo sombrio, o filme oscila constantemente entre a vigília e o sono, abrindo espaço para o encontro perfeito com a música do coletivo alemão”, escreve a direção do festival.

Outra das propostas é o filme “O circo das almas” (1962), do norte-americano Herk Harvey, com música da artista belga Miaux.

O filme é, no entender do festival, “um clássico de ‘série-B’, que emprega diversas técnicas de filmagem de guerrilha, e que ganhou o estatuto de culto devido às várias aparições em televisão e programações de Halloween nos anos 1980”.

A 31.ª edição do Curtas Vila do Conde vai acontecer de 8 a 16 de julho.