A alegada contradição entre membros do Governo sobre a existência de um parecer jurídico a fundamentar a demissão da presidente executiva e do chairman da TAP resulta de uma questão “puramente de semântica”, afirmou esta terça-feira a ministra da Presidência do Conselho de Ministros. Mariana Vieira da Silva, que foi um três membros do Governo envolvido nesta polémica, veio explicar à RTP 3, no Programa Tudo é Economia, que não foi contrariada pelo ministro das Finanças quando Fernando Medina disse não existir o parecer que a própria tinha mencionado um dia antes.

Demissões na TAP. O parecer que não existia, a ata que o Governo negou e que foi dada por quem tem 1% da companhia

“Não existe um parecer formal, mas existe um conjunto de documentos que são produzidos pelo centro de competências jurídicas do Governo”, a JurisApp. “É uma questão puramente semântica nesta alegada divergência”, sublinhou. E acrescentou que quando usou a palavra “parecer” estava a responder a uma pergunta do deputado da Iniciativa Liberal, Guimarães Pinto, que se referia concretamente a um parecer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mariana Vieira da Silva foi o primeiro membro do Executivo a prestar esclarecimentos sobre este tema depois de António Costa e Ana Catarina Mendes terem fugido à pergunta no domingo, dia em que se assinalou os 50 anos do PS.

Governo não explica contradições sobre parecer (da TAP) que não tem. Costa ataca Montenegro, Ana Catarina Mendes admite erros

Não está em causa divergência de fundo. Governo vai entregar documentos pedidos pela CPI

Ainda sobre o tema das contradições entre ministros, Vieira da Silva admite que podia ter usado a expressão “apoio jurídico em vez de parecer jurídico, e se isso teria poupado todas estas horas de televisão, de certo que podia. Se aqui está em causa uma divergência de fundo e algo que ponha em causa os deveres do Governo, a prestação de contas, sinceramente julgo que não”.

Para Mariana Vieira da Silva, a nota mais relevante é que o “Governo entendeu, no primeiro pedido da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), não entregar um conjunto de documentos”, alegando que se referiam a factos fora do âmbito temporal do inquérito parlamentar à TAP, neste caso a demissão de Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja, concretizada já este ano.

Perante o novo pedido — que é uma insistência do primeiro — a ministra diz que o Governo vai responder “nos próximos dias, entregando o conjunto de documentos e salvaguardando o que for necessário salvaguardar para defender os seus interesses”. O que significa que é provável que os elementos sejam classificados como confidenciais.

Mas uma “coisa são os factos que levaram o governo a decidir a demissão da CEO da TAP, outra coisa é o procedimento jurídico que depois se desenvolve a partir daí. E é disto que estamos a falar e dos factos que estão a ser investigados na CPI. E o “Governo quer dizer claramente que não está a impedir de forma nenhuma o trabalho da CPI e vai enviar nos próximos dias a documentação”.

Para além deste motivo invocado na resposta dos ministérios das Infraestruturas e Finanças à CPI, Mariana Vieira da Silva explica porque argumentou com uma segunda dimensão para justificar a recusa do Governo em entregar os referidos documentos. Estão em causa contributos jurídicos para um processo que virá a ser um diferendo entre a anterior CEO da TAP e Estado.

“Quando está anunciado um diferendo jurídico nos tribunais e eu vejo que um dos principais interessados em conhecer esta documentação são precisamente os advogados de defesa da antiga CEO da TAP também sinto o dever de dizer que a mim me cabe defender o Estado neste momento, partilhando os documentos que a CPI considerar necessários”.

Mariana Vieira da Silva mostrou-se ainda surpreendida pelo facto de alguns temas ganharem uma certa centralidade no debate política que objetivamente não têm. E questionou que se “faça toda a uma discussão em torna da palavra parecer ou contributo ou apoio é algo que devo confessar que me ultrapassa completamente e que essa discussão vá ao ponto de dizer que uns mentiram e outros deixaram de mentir é algo que não compreendo”.