Mais de 19 mil alunos entre os 12 e os 15 anos estiveram envolvidos num programa de promoção de bem-estar mental nas escolas, ultrapassando “todas as metas estabelecidas para o primeiro ano”, foi anunciado esta segunda-feira.

As sessões de grupo envolveram mais de 7.400 alunos do 7.º ano, mais de 6.700 do 8.º ano e mais de 5.800 do 9.º ano.

Até ao final de abril, segundo a Associação Empresários pela Inclusão (EPIS), o “Por ti – Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas”, além dos quase 20.000 estudantes do 3.º ciclo, abrangeu mais de 1.900 professores e assistentes operacionais e mais de 770 famílias de mais de 100 escolas públicas de 59 concelhos.

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A iniciativa decorre ao longo de quatro anos letivos, entre 2022 e 2026, com o objetivo de preparar melhor as pessoas através do “desenvolvimento de competências de regulação emocional que contribuam para estilos de vida mentalmente mais equilibrados”.

“No que toca aos jovens, 76% reconhecem que as sessões do “Por ti” aumentaram o seu conhecimento sobre o bem-estar mental, 75% consideram que fizeram aprendizagens importantes que vão ser úteis no seu dia a dia, 69% sentem-se capazes de aplicar o que aprenderam e 67% vão utilizar as estratégias de regulação de emoções que aprenderam”, lê-se num comunicado.

A EPIS também sustenta que o programa teve um impacto positivo nos professores, assistentes operacionais e famílias.

Noventa e seis por cento dos inquiridos reconhecem que “as sessões aumentaram o seu conhecimento sobre o bem-estar mental, 95% consideram que fizeram aprendizagens importantes que vão ser úteis no seu dia a dia, 93% sentem-se capazes de aplicar o que aprenderam e 92% vão utilizar as estratégias de regulação de emoções que aprenderam”.

É um sinal muito positivo que tivemos da parte das comunidades escolares nos primeiros meses de implementação, que revela potencial de crescimento e deve levar a EPIS e os seus parceiros a continuar a apostar neste projeto ao longo dos próximos anos”, adiantou a presidente a EPIS, Leonor Beleza, citada no comunicado.

Por seu turno, o membro do Conselho Executivo da Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra Daniel Rijo disse que o programa “tem evidenciado que tanto alunos quanto pais, professores e pessoal não docente, beneficiam de uma intervenção curta, mas informativa”.

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“Com este programa estamos a levar a educação emocional às escolas, contribuindo para melhorar o bem-estar mental das comunidades escolares portuguesas”, sublinhou a presidente executiva (CEO) da Zurich em Portugal, Helene Westerlind.

Já o diretor da Z Zurich Foundation, da Gregory Renand, salientou que o “reconhecimento da necessidade de prevenção e promoção do bem-estar mental dos jovens pelas autoridades educativas portuguesas é vital para criar impacto da forma mais sustentável possível”.

O “Por ti” é financiado pela Z Zurich Foundation, gerido pela Zurich Portugal e Missão Azul, e implementado pela EPIS em parceria com a UPC³ da Universidade de Coimbra.

Em quatro anos, o programa irá envolver cerca de 45 alunos em duas fases, ambas iniciadas em setembro de 2022, sendo que a primeira prolonga-se até 2026 e a segunda até 2025.

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“(…) Está também a ser desenvolvida investigação científica, com vista a avaliar o efetivo aumento do bem-estar mental – esta avaliação do impacto e eficácia do programa integra um projeto plurianual que analisará as alterações mais relevantes ao nível da aquisição de competências de regulação de emoções e aumento do bem-estar emocional e da qualidade de vida”, é acrescentado.