Monte Carlo

Assouline, 105 euros

Tivesse este livro o cheiro do asfalto em dias de grande prémio de Fórmula 1 e o calor do sol que abrilhanta ainda mais o Mónaco durante todo o ano e a viagem que proporciona pelo principado estaria quase completa. Através de 296 páginas, e com quase tantas fotografias e também um pouco de história, esta edição convida a uma visita guiada pelas ruas e marcos do principado numa espécie de viagem visual por tudo o que ao longo das últimas décadas o tornou um sítio especial, iluminado por uma aura de glamour e luxo intemporal. A entrada em monumentos como o Museu Oceanográfico ou em lugares tão exclusivos como o Hotel de Paris ou o Casino está garantida. Bem como o encontro com figuras famosas, dos atores e músicos à família real monegasca e o prefácio coube mesmo ao próprio príncipe Alberto II do Mónaco. A autora é a jornalista e escritora Ségolène Cazenave Manara, que já trabalhou para diferentes meios franceses e vive no Mónaco desde 2010.

Uma imagem do interior do livro “Monte Carlo”, da editora Assouline © assouline.com

Gourmet Trails – Europe

Lonely Planet, 28,95 euros

Entre os muitos bons pretextos que nos levam a viajar está a comida. Experimentar o exotismo de alguns países ou mergulhar de cabeça e estômago na confort food de outros são boas razões para fazer a mala. Por isto mesmo, a Lonely Planet criou um guia de 40 itinerários gastronómicos de fim de semana por variados países da Europa, com comida e bebida incluídas, claro. Cada trail inclui a história de cada região, como lá chegar, onde comer e beber, onde ficar, o que fazer e ainda os festivais e celebrações locais. Estes roteiros contam ainda com recomendações de bom conhecedor, paragens obrigatórias, mercados, tabernas, restaurantes modernos, chocolatarias, eco-destilarias e bares pop-up. Cada roteiro é acompanhado por um mapa e por fotografias. Estão incluídos 19 países da Europa mais a Turquia. Portugal também lá está, aliás um dos roteiros é pelo Porto com passagem obrigatória pelas vinhas do Douro. E já agora, outro é um roteiro de pastelarias em Copenhaga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma imagem do interior do livro “Gourmet Trails – Europe” dedicada à cidade do Porto, da editora Lonely Planet

Beachlife

TeNeues, 60 euros

Talvez este livro devesse conter um aviso, segundo o qual quem o folheia poderá ter uma irresistível vontade de ir para a praia. Ao folhear as suas 224 páginas não cairão grãos de areia nem haverá cheiro a maresia, mas podem ser encontradas muitas imagens de diferentes praias e também de casas de praia, de pessoas, de bares, de proezas nas ondas e diversão no areal. E tal como algumas idas à praia, este livro tem histórias para ler. Como por exemplo, como Gabrielle Chanel pôs na moda a pele bronzeada no verão ou como a luz das vilas costeiras foi fonte de inspiração para artistas, entre eles Pablo Picasso. O autor é o alemão Stefan Maiwald que, entre as histórias de ficção e crime e os livros de não ficção, gosta de passar tempo nas praias da ilha italiana de Grado, onde vive.

Uma imagem do interior do livro “Beachlife”, da editora TeNeues © teneues.com

Maria by Callas 100th Anniversary Edition

Assouline, 195 euros

Maria Callas é uma das divas do século XX que continua a ser lembrada e celebrada, mesmo mais de 40 anos depois da sua morte, a 16 de setembro de 1977. Nos palcos de teatro, Callas mudou a presença feminina no canto lírico e tornou-se um ícone. Já nos palcos da vida, o seu romance com Aristóteles Onassis catapultou-a para a imprensa social. Este livro, que chega em junho, é uma versão atualizada, lançada para marcar o que seria o 100º aniversário da diva, a 2 de dezembro de 2023. É assinado pelo realizador e fotógrafo Tom Volf que contou com a ajuda de amigos próximos e colegas de Maria Callas e agora serve aos fãs um álbum pessoal da diva com a sua obra e vida, com arquivos perdidos, fotografias nunca vistas. Este ano marca também os 65 anos da passagem de Maria Callas por Lisboa.

Uma imagem do interior do livro “Maria by Callas 100th Anniversary Edition”, da editora Assouline © assouline.com

Charles III: A King and His Queen

Rizzoli, 53 euros (aproximadamente)

Chris Jackson é fotógrafo da Getty Images e acompanha a família real há cerca de 20 anos. Neste livro reuniu uma série de imagens de Carlos e Camilla desde que eram o príncipe de Gales e a duquesa da Cornualha até aos primeiros meses do seu reinado, uma vez que o lançamento aconteceu numa altura em que preparava a coroação, que teve lugar a 6 de maio e foi a primeira em 70 anos. O livro está dividido em oito capítulos com uma série de fotografias nas mais variadas situações, como eventos no Reino Unido, viagens pelo mundo, nos bastidores e na intimidade e ainda retratos oficiais. Esta edição é um álbum de celebração do Rei Carlos III e da rainha Camilla. Este é já o terceiro livro de Chris Jackson sobre a família real com a Rizzoli. Primeiro dedicou um livro a uma “Monarquia Moderna” (em 2018) e depois outro à Rainha com “Elizabeth II: A Queen for Our Time” (em 2021).

O Rei no seu “escritório exterior”, fotografado por Chris Jackson no livro “Charles III: A King and His Queen”, da editora Rizzoli

Russel Melcher – The Golden Age of Photojournalism

TeNeues, 50 euros

Primeiro é preciso localizar a “era dourada do fotojornalismo” nas décadas de 1950 e 1960. Depois importa explicar que Russel Melcher nasceu em 1931 e é um norte-americano que viveu em Paris a maior parte da vida, neste livro partilha as imagens e as suas histórias. No fotojornalismo o fotógrafo assume o papel de contador de histórias e, nestas décadas, era através de uma série de revistas que este trabalho chegava ao público, dando prestígio tanto ao autor como à publicação. Melcher fotografou uma série de estrelas da sua época, tanto quando estas visitavam a capital francesa, como quando ele as acompanhava em viagens, de membros da realeza, a estrelas de cinema, lendas da música ou colossos da política. Também captou inúmeros acontecimentos históricos, de festivais a ataques terroristas e foi diretor da agência de fotografia Magnum.

Uma imagem do interior do livro “Russel Melcher”, da editora TeNeues © teneues.com

“Novo em Folha” é uma rubrica que sugere edições recentes de coffee table books para folhear e decorar