A super equipa do PSG vai caindo peça a peça. Lionel Messi deixou de fazer parte da paisagem francesa e rumou a Miami. Sergio Ramos também abandonou. A equipa venceu a Ligue 1, mas, devido à falta de conquistas maiores, a única coisa que ganhou foi um conjunto de problemas para resolver. Mbappé é mais um deles.

O jornal francês L’Équipe anunciou que Kylian Mbappé formalizou, com a entrega de uma carta junto dos responsáveis do PSG, que não vai acionar a cláusula unilateral que lhe permitia renovar contrato com o clube até 2025 — que faz com que no final da próxima temporada seja um jogador livre e disponível para assinar pela equipa que entender. Segundo o desportivo francês, a direção do PSG mostrou-se surpreendida, embora o jogador de 24 anos tenha referido que tomou a decisão a 15 de julho de 2022, ou seja, dois meses depois de ter renovado com os parisienses.

Oficial: Mbappé renova com PSG e já terá comunicado a decisão a Florentino Pérez

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Mbappé não pediu a sua saída neste verão, mas acaba de confirmar ao clube a não ativação do seu ano adicional”, referiram representantes do jogador, em comunicado enviado à AFP, e esclareceram ainda que tinha sido alcançado um acordo verbal em 2022 que agora foi formalizado com o documento. O jogador “lamenta que o conteúdo da carta [enviada ao PSG] tenha sido transmitido à comunicação social e que essas trocas tenham sido tornadas públicas com o único objetivo de prejudicar a sua imagem e o bom andamento das discussões com o clube”.

O avançado é um alvo antigo do Real Madrid que esteve muito próximo do contratar antes de o vice-campeão do mundo renovar com o PSG. Mbappé já referiu que, apesar de não prolongar o vínculo com a equipa francesa, vai continuar no clube até ao final de 2024. Acontece que o PSG fica numa posição delicada, já que, no fim de contas, pode acabar por não ver qualquer cêntimo com a transação do jogador. Ao que parece, o PSG não aceita que o jogador saia a custo zero e, avançam o L’Équipe e o AS, está à procura de clubes que possam ter interesse e dinheiro suficiente para adquirirem o jogador. O The New York Times aponta que o PSG deve pedir 185 milhões de euros para que um eventual negócio se concretize.

Mbappé reiterou que vai continuar no PSG na próxima temporada. Através do Twitter, o jogador citou uma notícia do Le Parisien cujo título dizia “Kylian Mbappé quer jogar no Real neste verão”, acusando o jornal de mentir. “Já disse que vou continuar na próxima temporada no PSG, onde estou muito feliz”, escreveu.

O Real Madrid sempre pareceu ser o destino preferencial para Mbappé, que tinha os merengues como clube de infância. Ainda assim, o clube espanhol sempre mostrou preferência pela contratação do jogador a custo zero, tanto que o presidente, Florentino Pérez, foi filmado por um adepto a dizer que ia contratar Mbappé, mas apenas na próxima temporada. A saída de Benzema, porém, pode obrigar os espanhóis  a investir numa opção para o ataque.

Afinal, há uma outra cláusula no contrato de Mbappé. E é essa cláusula que pode colocar o avançado no Real em 2024

“Não disse nem para ser vendido ao Real Madrid, nem que queria sair, só que não vou ativar a opção de estender o contrato por mais um ano [até 2025]. Com o PSG, nunca se falou de uma renovação e estou feliz por ficar mais um ano”, referiu o internacional gaulês ao jornal italiano Gazzetta dello Sport. Assim, a permanência no clube onde admite que “há carências” é uma vantagem para Mbappé que, no fim de 2023/24, pode decidir o seu próprio futuro.