No Canadá, aqueles que pretendem assinar a Netflix já não vão conseguir optar pelo plano básico, a opção de subscrição mais barata sem anúncios. Se para os novos utilizadores já não se encontra disponível, num “futuro próximo” serão os assinantes atuais de outros planos a perder oportunidade de mudar para esse, escreve esta segunda-feira o site Engadget.

Os canadianos que já subscrevem o plano básico — que tem um custo mensal de 9,99 dólares canadianos — poderão mantê-lo. Porém, se decidirem mudar para uma subscrição com anúncios ou até mais cara ou ainda se decidirem cancelar a conta, não o terão novamente à disposição quando, eventualmente, quiserem regressar.

De acordo com o site canadiano Narcity, nenhum anúncio oficial foi feito pela Netflix para dar conta das alterações. Porém, na página do serviço de streaming no Canadá, o plano básico já não aparece nas opções de subscrição, com a indicação de que “já não está disponível para novos membros ou reingressos”. Atualmente, para aqueles que pretendam assinar a plataforma nesse país existem três mensalidades à escolha: o plano com anúncios (5,99 dólares canadianos), o plano Standard (16,46 dólares canadianos) e o plano Premium (20,99 dólares canadianos).

Preços Netflix Canadá

Os preços dos planos de subscrição da Netflix no Canadá

O Observador questionou a Netflix para tentar perceber a motivação por detrás da remoção do plano básico no Canadá e a possibilidade de alteração em mais mercados (incluindo Portugal), mas ainda aguarda resposta. Atualmente, não há indicação de que essa opção de subscrição tenha sido removida em mais países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Engadget admite que a Netflix removeu o plano básico porque pretende atrair mais clientes para o plano com anúncios, que está disponível no Canadá desde novembro de 2022 (mas que ainda não chegou a Portugal). De acordo com o mesmo site, os planos com publicidade podem ser benéficos para os cofres da Netflix que, no primeiro trimestre desde ano, viu, nos Estados Unidos, o plano com anúncios gerar mais dinheiro por utilizador do que os outros que oferece.

Netflix lança plano mais barato com anúncios em novembro em 12 países. Portugal não está na lista