O líder parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, afastou uma ida para o Parlamento Europeu e garantiu estar empenhado em desempenhar as funções de líder parlamentar. Na reunião do grupo parlamentar desta quinta-feira, Miranda Sarmento assegurou aos deputados que vai ficar pela Assembleia da República e à saída referiu o mesmo aos jornalistas.

Tal como o Observador tinha adiantado, Joaquim Miranda Sarmento está para continuar como líder do grupo parlamentar do PSD, apesar de algum desconforto entre um grupo de deputados sociais-democratas da ala rioísta. À saída da reunião da bancada, Miranda Sarmento disse aos jornalistas — sem gravar –, que não vai integrar as listas de candidatos ao Parlamento Europeu, nas eleições marcadas para daqui a um ano.

Ao que o Observador apurou também dentro da reunião do grupo parlamentar, à porta fechada, Miranda Sarmento comunicou aos deputados que está para continuar e que uma ida para a Europa está fora dos planos. Sem deixar farpas aos nomes que têm sido apontados como potenciais sucessores — com João Moura e Paulo Rios Oliveira à cabeça –, o líder da bancada assegurou que apenas que está para continuar e que não vai sair para outros palcos.

Miranda Sarmento ainda ainda ouvido aplausos de uma parte dos deputados presentes e terá ainda agradecido, de forma irónica, a quem acha que seria um bom candidato ao Parlamento Europeu, mas garantiu que estava fora de causa e que não tem interesse em ir para a Europa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na reunião da bancada que discutiu também o debate potestativo da saúde pedido pelo PSD para a próxima semana, a amnistia que vai ser dada por causa da vinda do Papa Francisco e ainda o debate do Estado da Nação, o líder parlamentar quis deixar o recado de que não está de saída.

O Observador tinha adiantado esta segunda-feira que, apesar da vontade de alguns deputados em provocar uma mudança na liderança parlamentar, Luís Montenegro quer segurar Joaquim Miranda Sarmento por saber que as críticas ao líder da bancada têm como objetivo final fragilizar a direção nacional do PSD.

Montenegro segura Miranda Sarmento contra agitadores internos

Ainda entre os temas quentes dos sociais-democratas, o deputado do PSD sem confiança da direção, Joaquim Pinto Moreira, não marcou presença nesta reunião da bancada.