Sabia que a ave marinha mais ameaçada da Europa gosta de passar largas temporadas na costa portuguesa? E que num dos nossos arquipélagos vive a foca mais rara do mundo? E que a espécie de tartaruga mais predada do planeta é também uma misteriosa visitante das nossas águas?

O Observador vai dar a conhecer, ao longo do verão, alguns dos principais protagonistas do nosso mar. Todos os sábados, em julho e agosto, vamos apresentar-lhe uma espécie diferente – ameaçada – que está presente na costa portuguesa. Algumas delas até estão próximas das praias de que mais gostamos, mas distantes do nosso olhar. E também do nosso conhecimento.

São peixes, aves, mamíferos, predadores ferozes e presas assustadas, espécies endémicas ou que por cá passam nas suas migrações, icónicas e desconhecidas. Uma lista escolhida com a ajuda do biólogo marinho Élio Vicente, diretor do centro de reabilitação de animais marinhos no Zoomarine, no Algarve. E, por cada um destes dez animais, vamos também contar com a opinião de um especialista que há muito tempo trabalha e investiga a espécie.

A seleção não foi simples. Baseou-se, em primeiro lugar, no estatuto de conservação, pois só conhecendo melhor os animais em risco de extinção, podemos contribuir para a sua preservação. A diversidade foi tida em conta. Não apenas na família das espécies – peixes, mamíferos, aves, invertebrados – mas também na sua distribuição geográfica pelas águas territoriais portuguesas, do continente aos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Por fim, considerámos também a singularidade das espécies e as curiosidades que as envolvem.

Acompanhe esta nova série e fique também a par das consequências da poluição e das alterações climáticas na fauna marinha portuguesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR