A Vodafone Portugal, a Altice Portugal e a NOS vão começar progressivamente a desligar a rede 3G dentro de um ano. Os operadores de telecomunicações anunciaram esta sexta-feira que a medida, com processo previsto para terminar em 2024, é um “passo importante para reforçar o acesso dos clientes a comunicações mais rápidas, eficientes e ainda mais seguras.”

Em comunicado, a Vodafone explica que é uma mudança “inevitável perante a evolução tecnológica”. O desligar progressivo da rede 3G vai permitir responder ao crescente consumo de dados, acrescenta a empresa.

As frequências que até aqui são usadas para a terceira geração de redes móveis vão ser realocadas para o uso de redes mais modernas, como o 4G e 5G. “Com esta atualização, que beneficia a digitalização do país, as comunicações ganham mais velocidade, capacidade, estabilidade, eficiência e resiliência”, é ainda explicado.

A Vodafone Portugal diz que a “esmagadora maioria” dos clientes não vai ser afetada pela mudança, já que são usados equipamentos e cartões SIM compatíveis com as restantes gerações de comunicação móvel. Já os clientes afetados vão ser “atempadamente contactados pela Vodafone” e vão ter um período de um ano para atualizar o equipamento ou o seu cartão SIM. A empresa criou uma página no site para tirar dúvidas sobre o tema. É explicado que os clientes que ainda têm um cartão 3G podem pedir nas lojas uma segunda via do SIM, já compatível com redes mais modernas, sem custos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fonte oficial da NOS referiu que “a descontinuação do 3G é um movimento tecnologicamente natural pelo qual todos os operadores de comunicações irão passar”.

Trata-se de um “movimento benéfico para os clientes e que reforça a disponibilidade das redes 4G e 5G, permitindo uma melhoria da qualidade de rede, maior velocidade de navegação, menor latência e maior eficiência energética”, adiantou a operadora liderada por Miguel Almeida. “Também a NOS terá o seu processo de descontinuação do 3G, algo que ocorrerá de forma faseada a partir de meados do próximo ano e que, brevemente, será comunicado a todos os seus clientes”, concluiu.

A Altice afirma que “com o objetivo de continuar a modernizar a sua rede, garantindo a melhor qualidade de serviço, e dando resposta às crescentes exigências de consumo de dados e do número de devices conectados, a Altice Portugal vai descontinuar, faseadamente, a tecnologia 3G a partir de 4 de setembro de 2023 tendo o processo concluído a 31 de janeiro de 2024”.

O 3G chegou a Portugal em 2004, permitindo o acesso a uma internet móvel mais rápida e aos primeiros passos na visualização de vídeo. Mas, com a massificação dos acessos 4G e, mais recentemente, com a adoção do 5G, o 3G reduziu significativamente o contributo para o peso total no tráfego global de dados.

Anacom considera que compra da Nowo pela Vodafone tem “efeitos nocivos”. Pede que sejam aplicadas condições

A Vodafone refere ainda que os equipamentos de rede que permitem o funcionamento do 3G são hoje energeticamente menos eficientes, argumentando que a modernização e substituição vai ter um impacto ambiental positivo. O encerramento da rede 3G em Portugal segue-se a movimentos semelhantes que já foram feitos pela Vodafone noutros mercados, como os Países Baixos, Alemanha, República Checa, Itália, Reino Unido ou Irlanda.