O atual diretor da Administração Estatal de Câmbio, Pan Gongsheng, foi nomeado novo chefe do comité do Partido Comunista Chinês no banco central da China, anunciou esta segunda-feira a instituição.

Pan Gongsheng deverá em breve ser nomeado governador do banco central, algo que geralmente se segue às nomeações para o comité partidário, disseram fontes do setor financeiro ao jornal de Hong Kong South China Morning Post (SCMP).

O Banco Popular da China confirmou que Pan irá substituir Guo Shuqing, número dois do banco central e antigo regulador de bancos e seguros, um órgão recentemente absorvido pelo novo órgão supervisor do setor financeiro, de acordo com um comunicado.

O atual governador do banco central chinês, Yi Gang, também deixou o cargo de vice-secretário do comité do Partido Comunista Chinês na instituição, indicou na mesma nota.

As fontes citadas pelo SCMP garantiram ainda que Guo Shuqing e Yi Gang, de 66 e 65 anos, respetivamente, deverão reformar-se, depois de, em março, terem sido nomeados para a Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, um órgão sem poderes legislativos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o currículo oficial de Pan Gongsheng, o executivo de 59 anos tem um doutoramento em economia pela Universidade de Pequim e foi professor convidado na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, em 1997 e 1998.

Pan trabalhou nos bancos estatais Banco Industrial e Comercial da China e Banco Agrícola da China antes de ser nomeado vice-governador do banco central chinês, cargo que ocupa desde 2012.

Pan Gongsheng conseguiu, à frente da Administração Estatal de Câmbio, “manter a taxa de câmbio do renmimbi geralmente estável, tornando-o uma escolha atraente para o cargo” de governador do banco central, disse ao SCMP o professor de Finanças da Universidade de Pequim, Zhao Xijun.

“Estabilizar a economia chinesa, aumentar o apoio à economia real e lidar com o impacto da ‘estratégia de mitigação de riscos’ liderada pelos EUA nas cadeias de fornecimento será um desafio”, acrescentou Zhao.

A recuperação económica da China depois de terminada a política zero Covid parece estar a perder força, com as taxas de câmbio do renmimbi em relação ao dólar norte-americano perto do nível mais baixo desde 2007.