A Cooperativa de Produtores Agro-Pecuários de Santa Maria, nos Açores, vai apresentar uma queixa-crime contra desconhecidos devido ao “depósito ilegal” de resíduos no terreno onde será instalado o Centro de Acabamento e Engorda de Bovinos, foi esta sexta-feira revelado.

De acordo com a Cooperativa de Produtores Agro-Pecuários da Ilha de Santa Maria (AgroMarienseCoop), tem ocorrido ao longo dos últimos meses o “depósito ilegal de resíduos de diversa origem, por parte de privados e empresas”, num terreno junto ao matadouro da ilha.

O terreno em causa, segundo a cooperativa, é privado e propriedade da organização de produtores.

No terreno, “está prevista a instalação do futuro Centro de Acabamento e Engorda de Bovinos, cujo licenciamento está em fase final de apreciação pelo município de Vila do Porto”, acrescenta a cooperativa da ilha de Santa Maria, num comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em declarações à agência Lusa, o presidente do conselho de administração da cooperativa explicou que o Serviço de Ambiente da ilha de Santa Maria já foi informado e que a instituição está a trabalhar com a secretaria regional do Ambiente que vai ajudar na limpeza do terreno.

“A AgroMarienseCoop vai proceder, nos próximos dias, à apresentação de uma queixa-crime nas entidades policiais, contra desconhecidos, pelo ocorrido”, indicou Duarte Manuel Braga Moreira, sublinhando que a participação às autoridades visa alertar e sensibilizar particulares e empresas que possam estar a fazer o depósito ilegal de resíduos no terreno.

A AgroMarienseCoop, constituída em janeiro de 2006, é uma organização de produtores que inicialmente agrupava sete produtores de Meloa de Santa Maria.

A cooperativa tem como missão promover de forma sustentada e proativa os produtos agroalimentares típicos de Santa Maria ao longo de toda a cadeia de valor – produção, preparação/embalamento, transformação e comercialização – , segundo é referido no site da cooperativa.