O Presidente da República salientou, esta quinta-feira, que o novo patriarca de Lisboa, Rui Valério, é uma pessoa simples, direta e frontal e desejou-lhe “todas as felicidades possíveis” para umas funções que considerou muito difíceis.

“É uma pessoa muito dedicada, num lugar que é muito difícil, e encontrou o bom tom. É muito simples, é muito direto, é muito frontal”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que falava à TVI e RTP numa praia do Algarve.

O chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas disse conhecer bem Rui Valério, “porque ele há anos que é o bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança“, pelo que se encontravam “permanentemente em acontecimentos ligados às Forças Armadas, sobretudo”. Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu também ao cardeal Manuel Clemente, que foi patriarca de Lisboa durante uma década.

Também Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, destacou o percurso de Rui Valério e a sua dedicação ao próximo.

“D. Rui Valério tem um percurso notável, destacando-se sempre pela sua dedicação e sentido de serviço ao próximo”, afirmou Carlos Moedas, citado num comunicado em que felicita o bispo pela sua nomeação para 18.º líder da Diocese de Lisboa.

Agradece também a Manuel Clemente “pela sua dedicação nos últimos 10 anos de mandato, período que atravessou a pandemia [de covid-19] e culminou com a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O presidente do PSD, Luís Montenegro, também felicitou Rui Valério pela sua nomeação através da rede social X (antigo Twitter), fazendo votos para que nas suas novas funções possa multiplicar os frutos da Jornada Mundial da Juventude, que terminou no domingo.

Montenegro expressa ainda “uma palavra cordial de gratidão” ao cardeal Manuel Clemente, “pelo seu notável magistério social e cultural”.

A Câmara Municipal de Ourém saudou igualmente o novo patriarca de Lisboa, congratulando-se “por ver mais oureense em funções de prestígio imensurável e relevância extrema”.

O autarca manifesta, ainda, a certeza de que Rui Valério “estará à altura das responsabilidades e dos desafios que se avizinham”.

O Vaticano anunciou esta quinta-feira a nomeação do bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Valério, como novo patriarca de Lisboa, sucedendo a Manuel Clemente, que pediu a resignação por limite de idade.

Rui Valério, bispo das Forças Armadas, nomeado patriarca de Lisboa

Rui Valério, de 58 anos, é natural de Urqueira, no concelho de Ourém, tendo sido ordenado padre em 1991, em Fátima. Pertencente aos Missionários Monfortinos, foi o primeiro padre português daquela congregação a ser ordenado bispo.

Manuel Clemente, que esteve à frente do Patriarcado de Lisboa nos últimos 10 anos, completou 75 anos no dia 16 de julho, idade prevista para a apresentação da renúncia ao lugar de titular da diocese.

O Patriarcado de Lisboa, em nota publicada na sua página na Internet, informou, entretanto, que Rui Valério vai tomar posse da diocese no dia 2 de setembro, sábado, às 11h00, na Sé Patriarcal, diante do Cabido.

A entrada solene tem lugar no dia seguinte, domingo, dia 3 de setembro, às 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos.