A gama de veículos eléctricos da Mini vai ser reforçada e duplamente. Por um lado, o actual Cooper SE vai ser substituído pela nova geração, produzida na China com mais potência e, sobretudo, autonomia. Por outro lado, a oferta de modelos alimentados exclusivamente por bateria duplica, uma vez que o novo Cooper eléctrico vai passar a beneficiar da companhia de uma versão eléctrica do Countryman, tentando cativar os clientes com maior necessidade de espaço, tanto no habitáculo como na mala.

Novo Mini eléctrico traz roncar de motor a combustão

O Cooper vai surgir em duas versões distintas, o Cooper E e o Cooper SE, o primeiro com bateria de 40 kWh – ainda assim, superior aos 32,6 kWh da geração actual, o que o limita a 233 km de autonomia – e o segundo com 54 kWh. Isto permite antever uma capacidade de percorrer pelo menos 290 km entre recargas, para o Cooper E, ao passo que o Cooper SE deverá superar 390 km.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também há diferenças nas motorizações, com o E a recorrer ao motor actual, com 184 cv, enquanto o SE vai montar uma unidade com 218 cv, o que lhe reforçará o dinamismo. Isto não impede que a Mini esteja ainda a desenvolver uma versão John Cooper Works eléctrica, que obviamente será mais possante, desconhecendo-se se devido a uma potência sempre disponível ou se usufruindo apenas de uma função boost temporária.

Mini mostra o interior e exterior do novo Cooper Electric

O novo Mini Countryman passa a recorrer à mesma plataforma do BMW iX1, ou seja, uma plataforma convencional para veículos com motor a combustão, adaptada para instalar a bateria e motores eléctricos. O SUV da Mini também será oferecido nas versões E (190 cv, bateria de 54 kWh, com apenas tracção à frente) e SE, para o Countryman All4, com tracção integral, montar dois motores que somam 312 cv, alimentados por um acumulador com 64 kWh de capacidade. Também aqui não está afastada a possibilidade de vir a surgir um Countryman eléctrico John Cooper Works, certamente associado à versão All4.