A Volkswagen tomou uma decisão ousada na Noruega: todas as encomendas de modelos com motores de combustão serão encerradas a 31 de Dezembro. A partir de 1 de Janeiro de 2024, apenas será possível adquirir carros novos eléctricos neste país nórdico, sendo este o primeiro mercado em que o construtor germânico se assume como 100% eléctrico.

A Noruega é, há muito, o país europeu que abriu mais os braços aos veículos eléctricos, não só proporcionando vantagens a quem os adquiria, com incentivos governamentais, como a quem os utilizava, através de portagens mais baixas e vantagens no estacionamento. Com a redução do preço dos veículos a bateria, os incentivos começaram a diminuir, o que motivou uma desaceleração na procura, mas não impediu que este segmento do mercado local continuasse a ser um dos mais dinâmicos.

Hoje, 20% dos veículos que circulam na Noruega são eléctricos, valor que sobe para 84% se considerarmos exclusivamente os carros novos comercializados. E, se somarmos os modelos com mecânicas híbridas plug-in (PHEV), então os veículos novos com menos emissões representam 90% das vendas. A partir de 2025, os automóveis eléctricos cobrirão 100% das vendas, uma vez que o Governo norueguês planeia impedir a comercialização de modelos com motores de combustão.

A Volkswagen tem no ID.4 o 2.º modelo mais vendido na Noruega, com 5832 unidades na primeira metade do ano, atrás do Model Y da Tesla (15.452). O construtor alemão tem ainda o ID.3 como o 8.º mais comercializado, sendo que o ID. Buzz e o ID.5 completam a representação eléctrica da marca, que vai subir em 2024 neste mercado do norte da Europa, com a introdução do ID.7. Este modelo familiar, com quase 5 metros de comprimento e 620 km de autonomia em WLTP, enquadra-se melhor com as características do condutor local.

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