O PSD de Luís Montenegro está a perder terreno nas intenções de voto não só em relação ao PS mas, sobretudo, em relação aos outros partidos mais à direita. Esta é a principal conclusão de uma sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF, um estudo de opinião que mostra um PS “estacionado” abaixo dos 29% – ainda assim, um patamar que é suficiente para manter os socialistas isolados na liderança das intenções de voto.

Os 28,6% registados pelo PS, inalterados face ao resultado da sondagem anterior da Aximage, contrastam com os 24,9% do PSD. Na sondagem anterior, o PSD tinha 27,7% e o atual registo fica, mesmo, abaixo daquilo que o PSD obteve em votos nas últimas eleições (29,1%).

Quem está a beneficiar da queda do PSD parecem ser partidos como o Chega (que já vai em 14,6%, face aos 13% da anterior sondagem) e a Iniciativa Liberal (6,7%). O registo da Iniciativa Liberal, que compara muito favoravelmente com os 5,2% da anterior sondagem, coloca o partido liderado por Rui Rocha a escassas quatro décimas de ultrapassar o Bloco de Esquerda (7,1%) como quarta força política, a avaliar por estes estudos de opinião.

Apesar da quebra do PSD, os resultados indicam que, ainda assim, seria o partido mais votado de uma possível “geringonça” de direita, para ter maioria no parlamento. A soma dos partidos mais à direita ascende a 47,8%, ao passo que os partidos à esquerda se ficariam pelos 42,4 pontos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR