Um pescador que estava desaparecido há 13 dias foi encontrado na quinta-feira por um barco de pesca canadiano a cerca de 110 km da costa oeste dos EUA. O homem sobreviveu num bote salva-vidas a pescar e a comer salmão. Outra pessoa continua desaparecida.

Os dois homens estavam a ser procurados desde quarta-feira, dia 25, quando a Guarda Costeira dos EUA partilhou na rede social X que a embarcação onde seguiam partiu de Westport, Washington, a 12 de outubro e não regressou no dia esperado, 15.

Em alto mar, o pequeno bote salva-vidas foi avistado à deriva pela tripulação de um barco de pesca que rapidamente contactou a Guarda Costeira canadiana. “Vi o que parecia ser um bote salva-vidas ao longe, corri para dentro e coloquei os binóculos e depois ele disparou um sinalizador”, disse uma das pessoas que socorreu o pescador, citado na BBC News“Puxámo-lo para bordo. Ele deu-me um grande abraço e foi emocionante”, continuou.

Segundo a mesma, o homem, cuja identidade não foi ainda identificada, revelou que estava sozinho no bote há 13 dias e que pescou um salmão quando ficou sem comida. “Fizemos-lhe o pequeno-almoço. Ele bebeu três garrafas de água. Ele estava com muita fome, pobre rapaz”, completou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Australiano e cadela sobrevivem dois meses à deriva no mar a comer peixe cru e a beber água da chuva

À CNN International, o porta-voz da Guarda Costeira norte-americana classificou o incidente como um milagre, afirmando ser raro que uma embarcação passe naquela zona do Oceano Pacífico Norte. “O facto de ele ter estado neste bote salva-vidas durante vários dias, mantendo a esperança, e de ter acabado por ser encontrado por um barco de pesca mais ou menos aleatório foi incrível e um milagre“, disse o suboficial Steve Strohmaier, acrescentando: “O oceano é um sítio muito vasto. Ele estava a flutuar no meio do nada. Muitas vezes, é muito raro ter uma embarcação a passar por aqui.”

Segundo as autoridades, o pescador foi transportado para um hospital em Tofino, na Colúmbia Britânica, e está estável. Quanto à pessoa que continua desaparecida, a Guarda Costeira dos EUA afirmou que vai continuar a investigar o incidente e que as buscas podem ser retomadas uma vez que tenham mais informações e relatos de testemunhas oculares, assim como declarações do homem encontrado.