A Volkswagen revelou o nome e as formas definitivas da carrinha que vai lançar em 2024 e que tem por base a berlina ID.7. Pretendendo dar continuidade ao sucesso conseguido pela carrinha Passat Variant com motores de combustão, a nova ID.7 Tourer pretende rivalizar com os SUV e os crossovers, reclamando um peso inferior e uma menor altura ao solo, o que terá vantagens no comportamento, garantindo simultaneamente uma aerodinâmica mais eficaz, o que se traduzirá em menores consumos e numa maior autonomia.

As primeiras fotos reveladas do modelo são ainda camufladas, mas permitem antecipar uma estética idêntica à berlina ID.7, em que o tejadilho se prolonga um pouco mais rumo à traseira. Esta opta por não ser vertical, solução que optimizaria o espaço para bagagens, mas à custa de uma pior aerodinâmica. Daí que o Cx anunciado pelo ID.7 Tourer seja de apenas 0,24, ligeiramente acima dos 0,23 do ID.7 e bastante melhor do que os 0,27 do ID.5 ou os 0,28 do ID.4.

A Tourer herda a mesma plataforma MEB da berlina, devendo assumir dimensões similares, ou seja, um comprimento próximo dos 4,96 m e uma distância entre eixos de 2,97 m, com ambos os valores a figurarem entre os maiores do segmento. A mala também não anda longe em capacidade, disponibilizando 545 litros (a berlina fica-se pelos 532), valor que cresce até aos 1714 litros.

A berlina ID.7, que chegará aos concessionários no início do próximo ano, terá versões com um ou dois motores (neste caso, um por eixo e tracção AWD). Mas, de momento, é apenas oferecida com um só motor atrás com 286 cv, o que lhe permite reclamar 620 km de autonomia com a bateria de 82 kWh (77 kWh úteis) e um consumo de 14,1 kWh/100 km em WLTP. Será este conjunto motor/bateria que também equipará uma das versões do ID.7 Tourer, uma vez que o construtor anuncia o mesmo consumo (14,1) para a carrinha eléctrica.

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