Olhando apenas para um passado recente muito recente, o Benfica tinha razões para chegar com confiança a Chaves após a vitória em Arouca para a Taça da Liga. Estreou um novo sistema para tentar suprir algumas lacunas por motivos físicos, criou várias oportunidades a abrir, adiantou-se no marcador, soube depois gerir o encontro. No entanto, e num passado recente menos recente (que é como quem diz, na semana passada), nem tudo tinham sido rosas num caminho espinhoso dos encarnados na segunda temporada com Roger Schmidt no comando entre uma derrota frente à Real Sociedad que complicou e muito a passagem à próxima fase da Champions e um inesperado empate na Luz para o Campeonato diante do Casa Pia que permitiu que o Sporting se isolasse mais na frente e que o FC Porto se colasse no segundo posto. Era aí que entroncava também a importância do jogo onde na última época ficaram três pontos, tendo como contexto a derrota dos azuis e brancos no Dragão frente ao Estoril que poderia valer nova vantagem face a um dos rivais.

João, o aluno mais novo que tem tanto futebol para ensinar (a crónica do Desp. Chaves-Benfica)

No final, missão superada. Por um lado, o Benfica regressou aos triunfos no Campeonato com um triunfo por 2-0 que colocou a equipa com os mesmos pontos do Sporting à condição antes do dérbi (os leões jogam só este domingo com o Estrela da Amadora). Por outro, espantou fantasmas do passado com uma exibição coletiva que apenas permitiu ao Desp. Chaves tocar por duas vezes na bola na sua área. Contas feitas, o jogo acabou com a oitava vitória nos últimos nove encontros do Campeonato que se seguiram ao desaire a abrir no Bessa, sendo que este foi também o quinto triunfo consecutivo como visitante na prova e o segundo sem sofrer golos, algo que tinha acontecido na sofrida deslocação à Amoreira para defrontar o Estoril. Apesar de alguns sinais de insatisfação que vieram das bancadas após a igualdade com o Casa Pia, o Benfica regressou ao caminho dos sucessos e começou da melhor forma uma semana onde defronta Real Sociedad e Sporting.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Acho que foi um jogo difícil porque o adversário esteve muito compacto e as condições foram muito difíceis. Precisámos de paciência e acho que mostrámos uma boa atitude, não demos oportunidades ao Desp. Chaves, só remates de longe. Esperámos pelo momento certo e, depois de uma boa jogada do João Neves, encontrámos o golo. Não foi um jogo bonito mas com estas condições também não era possível. Foi uma vitória muito importante. João Neves e Aursnes? Têm um carácter fantástico. Correm muito, ganham duelos, fazem posições diferentes. Sabem que é importante jogar noutras posições, que façam o melhor que conseguem e que estejam focados. Isso é algo muito importante para nós, a atitude de toda a equipa foi fantástica”, começou por comentar Roger Schmidt na zona de entrevistas rápidas da SportTV.

“Derrota do ano passado aqui? Cada época tem uma história diferente mas sabíamos que tínhamos perdido aqui o ano na última época. No final das contas isso não interessa. É uma temporada nova, contornos novos, mas sabemos sempre que jogos fora de casa contra equipas que estão em posições mais baixas da tabela vão ser difíceis e que temos de ganhar. As condições eram difíceis mas mostrámos uma boa atitude e não demos nada ao adversário em termos ofensivos. Cada jogo para nós é muito importante mas este, claro que sim… Já perdemos pontos em dois jogos e neste Campeonato precisamos de muitos pontos. Vimos que é muito difícil jogar, vimos isso contra o Estoril, que ganhou contra o FC Porto e contra nós fez um bom jogo”, acrescentou ainda o técnico germânico, sem esquecer o desaire dos azuis e brancos no Dragão na véspera.

“Um treinador tem sempre problemas, não se resolvem os problemas num jogo. Esta época está a ser mais complicada. Perdemos jogadores importantes, chegaram alguns novos, temos de fazer rotação porque temos alguns lesionados. Mas se olharmos para a Liga perdemos com o Boavista e tivemos a expulsão, com o Casa Pia empatámos, fomos infelizes. A equipa está bem, faz parte do futebol e do desenvolvimento. Há momentos específicos mas continuamos a ter uma equipa que vai para o relvado e consegue ganhar. É um desafio e gosto deste tipo de situações”, salientou mais tarde na conferência de imprensa após o encontro.

“Cada semana é importante mas nesta jogámos para a Liga, vamos jogar na Champions e depois na Liga com o Sporting. Penso que podemos ganhar muito esta semana. A situação é boa: são 25 pontos em dez jogos na Liga, é bom. Temos de trabalhar, claro, porque há potencial a explorar. Estamos a jogar melhor mas o mais importante é ganhar. E essa é a aposta no jogo contra a Real Sociedad. Não temos pontos, somos o Benfica e temos de lutar pela vitória para ganhar confiança. Na quarta-feira é uma competição diferente, um jogo bem distinto”, completou ainda o técnico germânico projetando a partida para a Champions.