Um homem morreu esmagado por um robô, esta quarta-feira, em Gyeongsang do Sul, na Coreia do Sul, depois de uma máquina industrial não ter sido capaz de o distinguir das caixas de vegetais que estava a organizar e o ter empurrado contra um tapete rolante.

Segundo a agência de notícias Yonhap, citada pelo The Telegraph, a vítima tinha 40 anos e trabalhava numa empresa de robótica. Quando se deu o acidente, num centro de distribuição de produtos agrícolas, o homem estaria a inspecionar o sensor da máquina.

O braço robótico, que tinha como função colocar caixas de pimentos em paletes, agarrou o trabalhador e esmagou-lhe o peito e cabeça contra o tapete rolante. Este ainda foi transportado para o hospital mas acabou por morrer.

Depois do acidente, um funcionário do Complexo Agrícola de Exportação de Dongseong, que detém a fábrica na província de Gyeongsang do Sul, lançou um comunicado onde pede a criação de um sistema “preciso e seguro” que evite acidentes como este.

Esta é a segunda vez que robôs industriais matam ou colocam em perigo a vida de pessoas. Em março, um homem perto dos 50 anos ficou preso por um robô numa fábrica de automóveis e foi para o hospital com ferimentos graves, recorda o jornal britânico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR