Vai ser uma despedida bem quente do verão de S. Martinho. Este fim de semana quase todo o país vai estar com temperaturas máximas acima dos 20ºC, com muitas cidades a atingir os 23ºC, como será o caso de Braga, Évora ou Setúbal, ou mesmo os 24ºC, que se prevê para Beja e Leiria. Mas a partir de segunda-feira, e quando ficaremos praticamente a um mês do início oficial do inverno — este ano começará a 22 de dezembro, uma sexta-feira, às 3h27 — o mercúrio dos termómetros cairá de forma brusca. Uma massa de ar frio polar vai tornar os dias bem mais frios e as noites geladas. Mas sem sinal de chuva, que, a aparecer, ficará reservada apenas ao Minho ou Douro Litoral (e será muito residual).
Assim, entre segunda e terça-feira, as temperaturas máximas caem em média 7ºC e as mínimas ainda mais. Lisboa, por exemplo, que tem estado, e vai estar, com dias de 22ºC e noites de 16º, passará para dias de 17ºC e noites de 8ºC. Em Évora, as máximas podem já não ultrapassar os 15ºC e as mínimas cair para os 5ºC a meio da próxima semana. E se formos para o interior norte e centro já andaremos com temperaturas noturnas na ordem dos 0ºC/1ºC, como será o caso de Bragança ou Guarda (onde, no alto da Serra da Estrela, se atingirão os 3ºC negativos).
Tempo após o fim de semana em Portugal: uma brusca descarga de ar #frio ???????? substituirá a atual massa de ar quente.
????️ Saiba a previsão ao detalhe com @alfredomgraca95.https://t.co/Mi2kuT6Pso
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) November 16, 2023
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.