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Cybertruck foi buscar um pinheiro de Natal e… ficou lá

A Tesla propõe a Cybertruck como indestrutível, potente e capaz de ir a todo o lado. Porém, esta sua aptidão em TT parece estar em causa quando um protótipo foi buscar um pinheiro de Natal e ficou lá.

A Tesla Cybertruck tem uma série de argumentos a seu favor, desde o facto de possuir um chassi monobloco tipo exoesqueleto, em vez de uma solução chassi/cabina típica das pick-ups, à carroçaria em aço inoxidável, que tem a vantagem de ser mais rígida e anticorrosão, passando ainda por ser mais potente e oferecer mais autonomia. O construtor também anuncia uma invejável capacidade para lidar com situações mais difíceis em todo-o-terreno, mas um vídeo de um ainda protótipo do modelo, apanhado durante os testes a ir buscar um pinheiro de Natal, mostra que aquela unidade da Cybertruck não conseguiu regressar à estrada.

Antes de avançarmos, é bom ter presente que todos já vimos os jipes mais reputados do mercado no que respeita ao todo-o-terreno (TT), como é o caso do Land Rover Defender, o Mercedes Classe G e o Jeep Wrangler, ficarem impossibilitados de prosseguir por falta de aderência. Até os super 4×4, como aqueles veículos todos transformados e com pneus especiais que aparecem nas competições de escalada, por vezes ficam para trás, pois embora tenham potência, altura ao solo e um sistema 4×4 que distribui o binário (a força) por todas as rodas, sobretudo as que possuem mais aderência, há ocasiões em que os pneus pura e simplesmente não garantem a necessária tracção. Mas, apesar de tudo isto, não incute grande confiança ver uma Cybertruck estar numa subida a três metros da estrada e não ser capaz de lá chegar. Valeu-lhe a ajuda de duas pick-ups que por ali passavam.

Nota-se pelo vídeo que o condutor fez subir a suspensão pneumática, para incrementar a altura ao solo, sendo ainda evidente que as duas rodas do lado direito da pick-up patinam em busca de tracção, não revelando as imagens se as duas rodas do outro lado da Cybertruck também “mexem”, indiciando que possui diferenciais autoblocantes, sem os quais aquela subida coberta de neve seria intransponível. Fica o alerta para uma eventual limitação, que será esclarecida quando começarem a surgir os primeiros ensaios independentes da pick-up da Tesla, sabendo agora os jornalistas já mais pormenores para procurar defeitos ou confirmar virtudes. No post surge a indicação de que o protótipo tinha problemas no controlo de tracção devido a uma falha de software, não existindo ainda ganchos.

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