“Bom jogo, amanhã há treino”. Foram estas as palavras que Rúben Amorim, treinador do Sporting, prometeu dizer a Eduardo Quaresma após o clássico. Perto do início do duelo de rivais contra o FC Porto, surgiu a notícia de que o capitão dos leões, Sebastián Coates, ia falhar o encontro devido a uma lesão muscular. A situação desbloqueava a necessidade de se encontrar uma solução. Existiam várias opções para remendar a defesa. Dificilmente se pensava que Eduardo Quaresma fosse uma delas.

O defesa central foi a grande novidade na equipa de Alvalade no clássico. Eduardo Quaresma não era titular no Sporting há quase três anos, quando alinhou contra o Rio Ave a 15 de janeiro de 2021. “Soube apenas de manhã” numa conversa que durou dois minutos, disse Amorim sobre o momento e que anunciou ao jogador de 21 anos que ia jogar de início contra o FC Porto.

Eduardo Quaresma chegou a ser campeão nacional na época em que o Sporting regressou aos títulos (2020/21). No entanto, a partir daí não se conseguiu afirmar na equipa principal dos leões e foi emprestado ao Tondela e, durante dois anos, ao Hoffenheim. Esta época, a continuidade do central no plantel de Rúben Amorim não era óbvia, mas acabou por se concretizar.

Beneficiando também da indisponibilidade de St. Juste, Eduardo Quaresma passou à frente de Neto e ocupou o lugar de Coates na equipa inicial. Especialmente na primeira parte, o jovem formado em Alcochete mostrou capacidade nos duelos com Galeno e nas dobras a Geny Catamo, que foi sendo ultrapassado pelos atacantes do FC Porto. Rúben Amorim apreciou a exibição. “O Eduardo consegue fazer este tipo de jogos quando está concentrado”, disse o técnico. “Jogadores com talento podem fazer um bom jogo, jogadores com talento e mentalidade é que podem jogar numa equipa grande que tem sempre que ganhar. Esse é o grande problema do Edu. Fico muito feliz por ele, mas, como treinador, o que me preocupa é o dia de amanhã”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Eduardo Quaresma chegou mesmo a assistir Gyokeres para o golo no final da primeira parte. Entre o momento em que o sueco introduziu a bola dentro da baliza e o árbitro anular o lance, as lágrimas escorreram-lhe pela face. “O facto de chorar é de alguém que sente uma grande pressão, que finalmente teve um bom dia depois de alguns anos em que teve dificuldades”, comentou Amorim. Quaresma acabou por sair em cima da hora de jogo para dar lugar a Nuno Santos algo que o treinador do Sporting fez questão de justificar. “Tirei-o porque estava muito cansado, tinha pouco ritmo”, apontou “Não pensei se os adeptos o iam apoiar, foi tático, ele tinha levado amarelo, levou com o jogador em melhor forma no adversário”.

Tiago Tomás, antigo jogador do Sporting, também campeão nacional em 2020/21, partilhou nas redes sociais as mensagens que trocou com Eduardo Quaresma minutos antes do encontro. “Achas que é hoje o ponto de viragem?”, perguntava o defesa. “Mostra o Edu antigo”, respondeu o avançado. Tarefa concluída.