A Apple anunciou, esta segunda-feira, a intenção de suspender a comercialização dos seus smartwatches Series 9 e Ultra 2, nos próximos dias, nos Estados Unidos da América (EUA). A decisão deve-se a uma disputa de patentes que possibilita a existência em algumas versões de um sensor de oxigénio no sangue.

Concluiu-se, através da deliberação divulgada em outubro pela Comissão do Comércio Internacional dos EUA, que, desde 2020, os novos modelos da multinacional norte-americana violam os direitos de patente da empresa de tecnologia médica, também norte-americana, Masimo, por incluírem o recurso de mediação dos níveis de oxigénio no sangue.

A empresa comunicou que as vendas ficarão suspensas no website a partir de quinta-feira, 21 de dezembro, e a partir de 24 de dezembro nos pontos de venda a retalho da Apple. Enquanto decorre o período de revisão presidencial sobre a funcionalidade, prevista terminar no dia de Natal, 25 de dezembro, a Apple decidiu avançar já com medidas preventivas de modo a cumprir a ordem emitida, caso seja considerada válida.

Ambos os modelos de Apple Watch – Series 9 e Ultra 2 – irão manter-se disponíveis para compra fora dos EUA e também não haverá impacto nas unidades adquiridas até ao momento, que incluem o sensor de oxigénio no sangue.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entretanto, a empresa norte-americana disse discordar “veementemente da ordem e está a procurar uma série de opções legais e técnicas para garantir que o Apple Watch esteja disponível para os clientes”, de acordo com o The Wall Street Journal. Além disso, a empresa pretende ainda recorrer da decisão ao Tribunal de Apelação federal dos Estados Unidos.

Em 2021, a Masimo acusou a Apple de apoderar-se da sua tecnologia de oximetria de pulso, integrando-a nos seus smartwatches, e de “roubar” os seus trabalhadores.

A Apple também processou a Masimo por violação de patentes e julgou as ações da empresa como uma “manobra para abrir caminho” à sua entrada, como concorrente, no mercado dos smartwatches.

Em fevereiro, relativamente a outra acusação de violação de patentes, desta vez da empresa de tecnologia médica, AliveCor, a administração Biden não vetou a proibição de importação separada dos Apple Watches. A proibição foi suspendida pela Comissão do Comércio Internacional dos EUA, por outros motivos.

A tecnologia wearable, de casa e acessórios, que abrange o Apple Watch, os AirPods e outros produtos, gerou uma receita de 8,28 mil milhões de dólares para a Apple, durante o terceiro trimestre de 2023, segundo informa o relatório da empresa.