Os alemães adquiriram 245.701 veículos em Novembro, o que representa uma queda de 5,7% face ao período homólogo do ano anterior. Ainda assim, o volume de vendas acumulado nos 11 meses de 2023, que atingiu 2.602.726 unidades, é superior em 11,4% ao número de unidades comercializadas entre Janeiro e Novembro de 2022. Mas se a quebra de vendas em Novembro foi pouco significativa, alguns segmentos sofreram mais do que outros.

Em meados do ano, o Governo alemão começou a reduzir os incentivos à compra de modelos equipados com baterias recarregáveis, nomeadamente os híbridos plug-in (PHEV) e os 100% eléctricos (BEV), sobretudo em relação aos primeiros. E a reacção dos compradores não se fez esperar. Em Novembro, os PHEV venderam 18.124 unidades, menos uns impressionantes 59% do que no ano anterior, uma redução que pode ser assustadora para a indústria alemã, cujos construtores dependem imenso de veículos com esta tecnologia.

A diminuição da procura por veículos eléctricos também se verificou, mas não se revelou tão grave. Os modelos alimentados exclusivamente por bateria representaram a comercialização de 44.942 unidades, ou seja, menos 22% do que em Novembro do ano passado. Considerando os primeiros 11 meses de 2023, a procura por BEV cresceu 28% face a 2022, enquanto os PHEV caíram 46%, fruto dos 100% eléctricos terem atraído 469.565 clientes, contra apenas 157.830 dos PHEV.

O modelo eléctrico preferido dos alemães foi o também “germânico” Tesla Model Y (fabricado em Berlim), que comercializou 43.097 unidades de Janeiro a Novembro, com um crescimento de 56% face a 2022. A seguir, no ranking, surgem os VW ID.4 e ID.5 (32.897 e mais 86%), o VW ID.3 (20.697 e mais 26%), o Skoda Enyaq iV (20.313) e o Fiat 500e (19.607). Entre os construtores, a marca que mais eléctricos vendeu foi a VW, com 64.445 unidades, seguida da Tesla (59.684), Mercedes (34.015), BMW (32.163), Audi (27.674), Hyundai (26.581), Opel (23.751) e Skoda (20.314).

As vendas dos PHEV nos primeiros 11 meses do ano favoreceram a Mercedes (37.492). Atrás ficaram a BMW (19.756), Audi (15.029), Seat (11.726) e Ford (10.268).

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