792kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"A Espera": depois dos tiros e dos mortos, o que fica da guerra?

A narrativa desta novela gráfica pega no presente da Coreia, maculado pelo passado, mostrando que o tempo não cura tudo. A preto e branco, entre texto e imagem, uma obra contundente.

Após episódios mais pungentes, a autora chega a pôr páginas ou quadros sem palavras, exigindo acção por parte do leitor, que não funciona aqui como mero depósito de informação
i

Após episódios mais pungentes, a autora chega a pôr páginas ou quadros sem palavras, exigindo acção por parte do leitor, que não funciona aqui como mero depósito de informação

Após episódios mais pungentes, a autora chega a pôr páginas ou quadros sem palavras, exigindo acção por parte do leitor, que não funciona aqui como mero depósito de informação

O The Washington Post e a Forbes consideraram A Espera, de Keum Suk Gendry-Kim, a melhor novela gráfica do ano de 2023, e não é coisa para menos. O ponto de partida para A Espera é a vida dos familiares da autora, que era já adulta quando soube que a mãe fora separada da irmã durante a Guerra da Correia, que opôs a Coreia do Norte à Coreia do Sul entre 1950 e 1953, altura em que as tropas do norte invadiram o lado sul com o objectivo de unificarem a península. Guerra relativamente rápida para efeitos tão duradouros, que incluíram a morte de mais de 2,5 milhões de pessoas e que, para além das tropas dos dois lados, ainda contou com tropas chinesas, americanas e soviéticas. Após a guerra, a fronteira não teve alterações de fundo, mas ficou ainda mais acicatada a divisão entre os país.

A partir da descoberta sobre o passado da mãe, Gendry-Kim começou a entrevistar coreanos que haviam sido separados pela guerra, resultando esta investigação num livro que abre as janelas para um país. Desengane-se, contudo, quem for achar que o livro é um retrato intimista individual, ou o mergulho sentimental no passado familiar. Pegando nas estruturas e, sobretudo, nas desestruturações das famílias coreanas, Gendry-Kim vai mais longe, oferecendo ao leitor uma novela panorâmica.


Título: “A espera”
Autora: Keum Suk Gendry-Kim
Editora: Iguana

Tradução: Yun Jung Im
Páginas: 248

Aqui, temos a história de Gwijá. Aos 92 anos, vivendo na Coreia do Sul, não vê o filho há cerca de 70, depois de se ter separado dele numa coluna de refugiados que fugiam dos combates do norte da Coreia. Nesse mesmo momento, também perdeu o marido de vista, algures na multidão, depois de ter parado para amamentar a filha. No ponto inicial da narrativa, Jeong-Sun, amiga de Gwijá, acaba de reencontrar a irmã, de quem se tinha separado 68 anos antes, depois de os governos da Coreia do Sul e da Coreia do Norte terem organizado um encontro de famílias separadas pela guerra. É o décimo-primeiro encontro semelhante, e nasce então a esperança para Gwijá, agora que tem perto de si um exemplo de alguém para quem o reencontro foi possível, e isto apesar de a hipótese de ser seleccionada para o programa ser mais ou menos a mesma que encontrar uma agulha num palheiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A narrativa, assim, pega no presente da Coreia, maculado pelo passado, mostrando que o tempo não cura tudo. Ao longo do seu desfiar, percebe-se a nostalgia que fica, a tristeza também, e o pendor inconclusivo da vida que foi interrompida, dando ao leitor espaço para entrar nos traumas familiares. A guerra separara famílias e duas partes de um país: com uns familiares de um lado e outros do outro, a fronteira transformou-se numa barreira impossível de ser derrubada. As consequências da guerra são, assim, mais do que os cadáveres que vamos vendo em algumas páginas contundentes em que, num regresso ao passado, o livro mostra as longas filas de quem fugia à guerra e se habituava à morte e à miséria. É que se, de início, uma criança abandonada choca, um conjunto de cadáveres horripila, aos poucos a vontade de sobrevivência parece um impulso biológico capaz de secar tudo o que há à volta – importa isso e mais nada. Assim, é o próprio horror que se banaliza, basta ser visto várias vezes para que deixe de ter qualquer impacto carniceiro.

Em "A Espera", a guerra tanto é pano de fundo como elemento interno da narrativa

Com isto, a autora, usando uma estrutura narrativa magistral, vai usando analepses e prolepses para dar a quem lê um retrato panorâmico de um país em duas dimensões: por um lado, vêem-se as convulsões de grande dimensão, a guerra a acontecer; por outro, vê-se o seu efeito em cada rua, em cada casa. Muitas das histórias ficam por contar no seio da família, criando um jogo de sombras até nas relações entre mães e filhos: um filho conhece a mãe sem conhecê-la a sério. Em simultâneo, parecem estar sempre a esperança e a mágoa, e não se percebe bem para que lado mais vai pendendo a balança. O que se entende, ao longo da leitura, é que o impacto da Guerra da Coreia extrapolou em muito o seu tempo, ecoando por gerações. A dúvida alimenta o trauma, e o passado, ao invés de pedra sólida, é um elemento que não só polui mas também esvazia o presente. A passagem do tempo, ao invés de acalmar, vai trazendo um tom de desalento: se não agora, quando? As dúvidas sobre os possíveis reencontro deixam de ter grande margem de manobra, mas quem perdeu um filho só aguenta a vida se inventar a esperança mesmo no meio dos escombros. A Espera, por isso, mostra o que fica da guerra para lá do fim dos tiros e dos mortos, a consumição lenta que vai ardendo devagar a vida toda, depois de se terem perdido os núcleos, as certezas, as estruturas basilares da vida.

A referida estrutura entre analepses e prolepses vai alterando os ritmos do leitor, que se vê num relato emocionante e duro, não conseguindo acalmia em parte nenhuma da narrativa. Para isto, o aspecto gráfico muito ajuda: após episódios mais pungentes, a autora chega a pôr páginas ou quadros sem palavras, exigindo acção por parte do leitor, que não funciona aqui como mero depósito de informação. Pelo contrário, a estrutura da narrativa obriga à acção por parte do leitor, ainda que este não tenha dúvidas sobre, por exemplo, os estados de alma das personagens.

Em A Espera, a guerra tanto é pano de fundo como elemento interno da narrativa. Não serve só para situar ou contextualizar, sendo antes um elemento activo, indispensável à criação da novela gráfica. O grafismo de Gendry-Kim faz-se a preto e branco e toca no essencial, encontrando paralelismo na expressão da prosa. Aliando texto e imagem, a autora entrega ao leitor uma obra contundente.

A autora escreve segundo o antigo acordo ortográfico

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos