O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, alertou, esta quarta-feira, que o potencial económico, populacional e militar de que a Rússia dispõe está “a esmagar” a Ucrânia, e apelou à comunidade internacional para que não cesse o seu apoio a Kiev.

Segundo Duda, o facto de a Ucrânia ainda hoje se defender da invasão russa, iniciada há quase dois anos, demonstra a “vontade extraordinária” da população ucraniana de sobreviver, mas também a importância do apoio internacional.

O Presidente polaco sublinhou a necessidade de a comunidade internacional “não parar de ajudar a Ucrânia”, uma vez que “a fadiga da guerra é um fenómeno extremamente perigoso” que deve ser prevenido a todo o custo, refere a agência polaca PAP.

Para continuar a apoiar o país vizinho, Duda pretende reforçar a produção conjunta de munições e outro equipamento militar: “A cooperação europeia deve ser reforçada na construção de um tanque europeu ou no desenvolvimento da aviação europeia”, sustentou.

“Projetos conjuntos são bem-vindos”, concluiu o Presidente da Polónia, que desde o início da invasão russa emergiu como um dos principais aliados da Ucrânia, embora as suas relações tenham sido recentemente afetadas especialmente devido a divergências sobre a proteção europeia a Kiev em matéria de exportações ucranianas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR