O capitão-de-fragata Ricardo Faias Martins tomou posse esta sexta-feira como comandante da primeira unidade X31, que opera sistemas não tripulados aéreos, superfície, subsuperfície e terrestres, e que tem como principal missão garantir a operacionalidade destes sistemas, divulgou a Marinha.

A X31 é uma unidade semelhante a uma esquadrilha que opera sistemas não tripulados (SNT) aéreos, superfície, subsuperfície e terrestres, tendo como principal missão garantir o aprontamento destes sistemas, explicou a Marinha, em comunicado.

Esta unidade tem também como objetivo “coordenar o desenvolvimento de doutrina, padrões de prontidão e o treino dos sistemas não tripulados para o seu emprego operacional”.

A cerimónia de tomada de posse do comandante desta unidade X31, o capitão-de-fragata Ricardo Faias Martins, decorreu esta sexta-feira na Base Naval de Lisboa e foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, o almirante Henrique Gouveia e Melo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Gouveia e Melo enalteceu, durante o seu discurso, o “marco que assinala esta nova unidade e a importância de uma Marinha útil e focada para, no futuro, possuir este tipo de sistemas na sua esquadra“, de acordo com a nota de imprensa da Marinha.

O comandante Ricardo Faias Martins, que nasceu em 1980 e é natural do Porto, ingressou na Escola Naval em 2000, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares Navais, classe de Marinha, em 2005.

Ao longo da sua carreira militar desempenhou diversas funções, nomeadamente como Gunnery Officer (GUNO) a bordo da fragata D. Francisco de Almeida entre 2012 e 2016, Chefe de Departamento de Operações da Escola de Tecnologias Navais (ETNA) entre 2018 e 2019, e em 2019 destacou para a fragata Vasco da Gama como Chefe do Departamento de Operações, referiu este ramo das Forças Armadas, no comunicado.

Mais recentemente, desde junho de 2020 até fevereiro de 2024 desempenhou funções no Estado-Maior da Armada, nomeadamente pela Divisão de Operações na área da Experimentação, Conceitos e Requisitos e pela Divisão de Inovação e Transformação, acrescentou.