A diocese de Leiria-Fátima vai destinar o resultado da renúncia quaresmal à Cáritas Diocesana e ao apoio aos desalojados pela guerra na Palestina, anunciou o bispo José Ornelas na sua mensagem para a Quaresma.

O também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considerou que “um sinal de conversão quaresmal e de vida é a partilha dos dons” recebidos “de Deus para atender às necessidades de quem precisa”.

“Por isso se pede às pessoas e famílias que, em espírito de libertação solidária, se privem de algo de seu para acudir a essas situações de carência”, acrescentou José Ornelas.

Neste contexto, anunciou que este ano as verbas angariadas pelo resultado da renúncia quaresmal dos católicos locais terão como destino “a Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, a fim de acudir às necessidades das muitas pessoas que pedem auxílio”, e o apoio, “através da Igreja na Palestina, aos desalojados da devastadora guerra que deixou dezenas de milhares de pessoas mortas e privou mais de um milhão de outras dos mais elementares bens de subsistência”.

Na sua mensagem, o bispo de Leiria-Fátima sublinhou, ainda, que o período da Quaresma tem de mover os católicos “à compaixão libertadora”, tornando-os “sensíveis à situação da (…) família e da Igreja, bem como aos dramas concretos das multidões vítimas de perseguição e injustiça, da fome, da guerra, da degradação do (…) planeta”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR