Tudo começou com uma queixa de Voahangy Rasetarinera, a dona da pastelaria Giving Pies, no Instagram. Numa publicação intitulada “como as ações da Tesla prejudicam o meu pequeno negócio de mulher negra”, a dona da pastelaria explicou que recebeu a 14 de fevereiro um contacto de uma funcionária da Tesla, chamada Laura, sobre uma encomenda “considerável de duas mil mini-tartes”. A ideia era que os bolos fossem entregues nos dois dias seguintes à encomenda, nas instalações da fabricante de automóveis elétricos.

Após ficar acordado o pedido, diz a empresária, surgiram “complicações com o processamento do pagamento através de um fornecedor da Tesla, a City Flavor”. Mas, mesmo com o contratempo, a dona da pastelaria continuou otimista de que iria receber o pagamento da fabricante automóvel.

Rasetarinera diz que recebeu uma nova mensagem da funcionária da Tesla onde houve não só um pedido de desculpa pela falta de pagamento, mas também a garantia de que ia receber o dinheiro a tempo. Além disso, a Tesla tinha mudado de planos e agora queria duplicar a encomenda, que passou a quatro mil mini-tartes.

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“Apesar de ser em cima da hora, reuni com os meus funcionários, que me garantiram que seria possível aumentar a encomenda”. Enviou uma fatura alterada para a Tesla, que terá garantido novamente que ia pagar. Apesar da crescente desconfiança, notou a empresária no post no Instagram, continuou a aguardar um pagamento.

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Só que o dinheiro nunca chegou: a Tesla mudou de planos no próprio dia da entrega, uma informação que chegou através de mensagem. “Esta mudança abrupta deixou-me abalada e a tentar compreender a extensão do impacto para o meu pequeno negócio. Tinha investido tempo, recursos e esforço com a garantia [de pagamento] da Tesla”, explicou.

A empresária diz que entrou em contacto com a funcionária da Tesla, a explicar as implicações do cancelamento da encomenda. Segundo o Guardian, a pastelaria terá tido um prejuízo de dois mil dólares. A encomenda total, já com as quatro mil mini-tartes, rondava os seis mil dólares. “Esta experiência é um lembrete duro da vulnerabilidade dos pequenos negócios quando estão a lidar com grandes empresas”, disse a empreendedora.

A partir do momento em que o assunto chegou às redes sociais, a Tesla começou a ser pressionada para corrigir a situação, enquanto a Giving Pies começou a receber mais clientes, numa demonstração de solidariedade.

Elon Musk, o dono da Tesla e o homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada de 213 mil milhões de dólares, usou a X, a sua rede social, para responder a uma publicação sobre o assunto. “Estou a tomar conhecimento agora disto. Vou acertar as coisas com a pastelaria. As pessoas devem sempre poder contar com a Tesla a tentar fazer o seu melhor”, reagiu.

Ao Guardian, a dona da pastelaria confirmou que Musk terá cumprido com a palavra, dizendo que “recebeu um pagamento de dois mil dólares” da empresa.